Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, José Yvan P.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moura, Dante Henrique, Medeiros Neta, Olívia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102
Resumo: A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);-  A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);-  Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).-  A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);-  Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);-  Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);-  A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG). Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central. Convido-os a leitura! Natal, 20 de setembro de 2016.  Prof. José Yvan Pereira Leite                                               Prof. Dante Henrique MouraProfª Olívia de Medeiros Neta     
id IFRN-3_59366ef4831fc4624526217897ec37a5
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5102
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)Educação profissionalPlano Nacional de EducaçãoBrasil2014-2024A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);-  A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);-  Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).-  A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);-  Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);-  Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);-  A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG). Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central. Convido-os a leitura! Natal, 20 de setembro de 2016.  Prof. José Yvan Pereira Leite                                               Prof. Dante Henrique MouraProfª Olívia de Medeiros Neta     Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Não Avaliado por Paresapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/510210.15628/holos.2016.5102HOLOS; v. 6 (2016); 1-21807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, José Yvan P.Moura, Dante HenriqueMedeiros Neta, Olívia de2022-05-01T20:20:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5102Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
spellingShingle Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
Leite, José Yvan P.
Educação profissional
Plano Nacional de Educação
Brasil
2014-2024
title_short Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_full Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_fullStr Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_full_unstemmed Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
title_sort Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
author Leite, José Yvan P.
author_facet Leite, José Yvan P.
Moura, Dante Henrique
Medeiros Neta, Olívia de
author_role author
author2 Moura, Dante Henrique
Medeiros Neta, Olívia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, José Yvan P.
Moura, Dante Henrique
Medeiros Neta, Olívia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Plano Nacional de Educação
Brasil
2014-2024
topic Educação profissional
Plano Nacional de Educação
Brasil
2014-2024
description A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);-  A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);-  Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).-  A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);-  Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);-  Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);-  A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG). Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central. Convido-os a leitura! Natal, 20 de setembro de 2016.  Prof. José Yvan Pereira Leite                                               Prof. Dante Henrique MouraProfª Olívia de Medeiros Neta     
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Não Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102
10.15628/holos.2016.5102
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.5102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2016); 1-2
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622817087488