Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102 |
Resumo: | A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);- A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);- Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).- A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);- Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);- Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);- A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG). Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central. Convido-os a leitura! Natal, 20 de setembro de 2016. Prof. José Yvan Pereira Leite Prof. Dante Henrique MouraProfª Olívia de Medeiros Neta |
id |
IFRN-3_59366ef4831fc4624526217897ec37a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5102 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)Educação profissionalPlano Nacional de EducaçãoBrasil2014-2024A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);- A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);- Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).- A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);- Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);- Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);- A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG). Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central. Convido-os a leitura! Natal, 20 de setembro de 2016. Prof. José Yvan Pereira Leite Prof. Dante Henrique MouraProfª Olívia de Medeiros Neta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Não Avaliado por Paresapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/510210.15628/holos.2016.5102HOLOS; v. 6 (2016); 1-21807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, José Yvan P.Moura, Dante HenriqueMedeiros Neta, Olívia de2022-05-01T20:20:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5102Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
spellingShingle |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) Leite, José Yvan P. Educação profissional Plano Nacional de Educação Brasil 2014-2024 |
title_short |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_full |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_fullStr |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_full_unstemmed |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
title_sort |
Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
author |
Leite, José Yvan P. |
author_facet |
Leite, José Yvan P. Moura, Dante Henrique Medeiros Neta, Olívia de |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Dante Henrique Medeiros Neta, Olívia de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, José Yvan P. Moura, Dante Henrique Medeiros Neta, Olívia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Plano Nacional de Educação Brasil 2014-2024 |
topic |
Educação profissional Plano Nacional de Educação Brasil 2014-2024 |
description |
A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);- A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);- Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).- A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);- Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);- Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);- A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG). Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central. Convido-os a leitura! Natal, 20 de setembro de 2016. Prof. José Yvan Pereira Leite Prof. Dante Henrique MouraProfª Olívia de Medeiros Neta |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Não Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102 10.15628/holos.2016.5102 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.5102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5102/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2016); 1-2 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622817087488 |