ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Elizama das Chagas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante, Ilane Ferreira, de Almeida, Rosemary Pessoa Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219
Resumo: O presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN.
id IFRN-3_5d0583d632957fbb91b1c9f74876969a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9219
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAISacessibilidade no MoodleWAVENVDAeducação a distânciaeducação inclusivaO presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/921910.15628/holos.2020.9219HOLOS; v. 4 (2020); 1-231807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Elizama das ChagasCavalcante, Ilane Ferreirade Almeida, Rosemary Pessoa Borges2022-05-01T19:16:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9219Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
title ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
spellingShingle ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
Lemos, Elizama das Chagas
acessibilidade no Moodle
WAVE
NVDA
educação a distância
educação inclusiva
title_short ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
title_full ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
title_fullStr ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
title_full_unstemmed ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
title_sort ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
author Lemos, Elizama das Chagas
author_facet Lemos, Elizama das Chagas
Cavalcante, Ilane Ferreira
de Almeida, Rosemary Pessoa Borges
author_role author
author2 Cavalcante, Ilane Ferreira
de Almeida, Rosemary Pessoa Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Elizama das Chagas
Cavalcante, Ilane Ferreira
de Almeida, Rosemary Pessoa Borges
dc.subject.por.fl_str_mv acessibilidade no Moodle
WAVE
NVDA
educação a distância
educação inclusiva
topic acessibilidade no Moodle
WAVE
NVDA
educação a distância
educação inclusiva
description O presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219
10.15628/holos.2020.9219
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2020); 1-23
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625084108800