ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219 |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN. |
id |
IFRN-3_5d0583d632957fbb91b1c9f74876969a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/9219 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAISacessibilidade no MoodleWAVENVDAeducação a distânciaeducação inclusivaO presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/921910.15628/holos.2020.9219HOLOS; v. 4 (2020); 1-231807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Elizama das ChagasCavalcante, Ilane Ferreirade Almeida, Rosemary Pessoa Borges2022-05-01T19:16:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9219Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
title |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
spellingShingle |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS Lemos, Elizama das Chagas acessibilidade no Moodle WAVE NVDA educação a distância educação inclusiva |
title_short |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
title_full |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
title_fullStr |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
title_sort |
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
author |
Lemos, Elizama das Chagas |
author_facet |
Lemos, Elizama das Chagas Cavalcante, Ilane Ferreira de Almeida, Rosemary Pessoa Borges |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Ilane Ferreira de Almeida, Rosemary Pessoa Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Elizama das Chagas Cavalcante, Ilane Ferreira de Almeida, Rosemary Pessoa Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acessibilidade no Moodle WAVE NVDA educação a distância educação inclusiva |
topic |
acessibilidade no Moodle WAVE NVDA educação a distância educação inclusiva |
description |
O presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219 10.15628/holos.2020.9219 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.9219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9219/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2020); 1-23 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625084108800 |