História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kevin Lino de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chaves Junior, Sergio Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689
Resumo: O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas.
id IFRN-3_5ecc42b8db808e7ef17f4caf35de9979
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9689
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arteEstado da ArteEnsino secundárioHistória da educaçãoParaná.O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/968910.15628/holos.2020.9689HOLOS; v. 3 (2020); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Kevin Lino deChaves Junior, Sergio Roberto2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9689Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
title História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
spellingShingle História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
Oliveira, Kevin Lino de
Estado da Arte
Ensino secundário
História da educação
Paraná.
title_short História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
title_full História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
title_fullStr História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
title_full_unstemmed História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
title_sort História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte
author Oliveira, Kevin Lino de
author_facet Oliveira, Kevin Lino de
Chaves Junior, Sergio Roberto
author_role author
author2 Chaves Junior, Sergio Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kevin Lino de
Chaves Junior, Sergio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da Arte
Ensino secundário
História da educação
Paraná.
topic Estado da Arte
Ensino secundário
História da educação
Paraná.
description O artigo apresenta resultados da busca sistematizada e analítica do que vem sendo produzido nos diversos programas de pós-graduação nacional acerca do ensino secundário paranaense no recorte temporal compreendido entre 1942 e 1961. Para isso, foi adotada como metodologia a Revisão Sistemática Integrativa de Literatura que privilegiou como fontes teses e dissertações disponíveis nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD). No que diz respeito à fase de análise e interpretação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, de acordo com as contribuições de Bardin (2011). Foram localizados inicialmente 1.027 estudos; após o processo de compilação, leitura e análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram pré-selecionados 44 trabalhos. Na fase final de seleção, os mesmos critérios de avaliação foram aplicados, sendo ainda aferidos sumários e partes dos trabalhos, o que resultou na escolha de 40 trabalhos. As análises possibilitaram o estabelecimento de quatro categorias temáticas: História das instituições escolares; Formação de professores; Disciplinas escolares; e Arquitetura escolar. Dentre os resultados, é possível destacar o considerável volume de investigações sobre o Ensino Secundário e Normal, em comparação às outras modalidades de Ensino de Grau Médio, assim como a expressiva quantidade de investigações acerca das instituições públicas de ensino, comparando-se às confessionais e/ou privadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689
10.15628/holos.2020.9689
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9689/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2020); 1-19
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625175334912