Atributos antecessores à satisfação e à confiança no serviço de Internet Banking
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7116 |
Resumo: | Este artigo identifica os atributos que são antecedentes à geração de confiança e satisfação para os usuários dos serviços internet banking. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey que contou com a participação de 449 respondentes brasileiros. Os dados foram tratados utilizando procedimento estatístico de sistematização dos dados, análise fatorial exploratória, validade de construto, construção de escalas, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. O modelo teórico é formado por sete hipóteses sobre a relação entre confiança, satisfação, usabilidade, reputação e privacidade/segurança. No modelo proposto os construtos para confiança e satisfação aparecem como variáveis regressoras e apresentam um bom nível de confiabilidade permitindo que seja observada a sua importância na prestação de serviços de internet banking. Os resultados sinalizam que níveis mais elevados de usabilidade, reputação e privacidade/segurança proporcionados pelos usuários deste serviço contribuem para melhores graus de confiança e de satisfação. A forma com que as pessoas veem o serviço de internet banking, ao comparar os produtos e serviços oferecidos por outros sites de bancos concorrentes, se relacionam positivamente com a confiança e satisfação depositada na prestação do serviço. Os resultados mostram também que a confiança dos usuários na utilização do serviço de internet banking não é um antecessor do grau de satisfação do mesmo. |
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Atributos antecessores à satisfação e à confiança no serviço de Internet BankingSatisfaçãoConfiançaInternet BankingEste artigo identifica os atributos que são antecedentes à geração de confiança e satisfação para os usuários dos serviços internet banking. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey que contou com a participação de 449 respondentes brasileiros. Os dados foram tratados utilizando procedimento estatístico de sistematização dos dados, análise fatorial exploratória, validade de construto, construção de escalas, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. O modelo teórico é formado por sete hipóteses sobre a relação entre confiança, satisfação, usabilidade, reputação e privacidade/segurança. No modelo proposto os construtos para confiança e satisfação aparecem como variáveis regressoras e apresentam um bom nível de confiabilidade permitindo que seja observada a sua importância na prestação de serviços de internet banking. Os resultados sinalizam que níveis mais elevados de usabilidade, reputação e privacidade/segurança proporcionados pelos usuários deste serviço contribuem para melhores graus de confiança e de satisfação. A forma com que as pessoas veem o serviço de internet banking, ao comparar os produtos e serviços oferecidos por outros sites de bancos concorrentes, se relacionam positivamente com a confiança e satisfação depositada na prestação do serviço. Os resultados mostram também que a confiança dos usuários na utilização do serviço de internet banking não é um antecessor do grau de satisfação do mesmo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/711610.15628/holos.2020.7116HOLOS; v. 1 (2020); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7116/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, José Anízio Rocha deEchternacht, Tiago Henrique de SouzaCrisóstomo, Vicente LimaNobre, Liana Holanda Nepomuceno2022-05-01T19:17:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7116Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:17:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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Este artigo identifica os atributos que são antecedentes à geração de confiança e satisfação para os usuários dos serviços internet banking. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey que contou com a participação de 449 respondentes brasileiros. Os dados foram tratados utilizando procedimento estatístico de sistematização dos dados, análise fatorial exploratória, validade de construto, construção de escalas, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. O modelo teórico é formado por sete hipóteses sobre a relação entre confiança, satisfação, usabilidade, reputação e privacidade/segurança. No modelo proposto os construtos para confiança e satisfação aparecem como variáveis regressoras e apresentam um bom nível de confiabilidade permitindo que seja observada a sua importância na prestação de serviços de internet banking. Os resultados sinalizam que níveis mais elevados de usabilidade, reputação e privacidade/segurança proporcionados pelos usuários deste serviço contribuem para melhores graus de confiança e de satisfação. A forma com que as pessoas veem o serviço de internet banking, ao comparar os produtos e serviços oferecidos por outros sites de bancos concorrentes, se relacionam positivamente com a confiança e satisfação depositada na prestação do serviço. Os resultados mostram também que a confiança dos usuários na utilização do serviço de internet banking não é um antecessor do grau de satisfação do mesmo. |
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