FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires de Souza, Ricardo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hékis, Hélio Roberto, Derick O. de Medeiros, Diego, Bezerra Furtado Silva, Igor, de Melo Duarte Borges, Thyago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
DOI: 10.15628/holos.2013.1059
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1059
Resumo: É notório, na contemporaneidade, o aumento da procura pelos produtos disponibilizados pelas redes de fastfood, gerando consequentemente o crescimento econômico das organizações do setor. Logo esse trabalho objetiva demonstrar o sistema de monitoramento de arranjos produtivos – SIMAP as empresas estudadas para que estas possam vislumbrar novas atividades de gestão com o intuito de ter um diferencial competitivo. Para alcançar esse objetivo utilizou-se a metodologia exploratoria explicativa, com estudo de caso nas empresas Pittsburg e McDonald´s na cidade de Natal-RN, obtendo-se as informações através de questionário semi-estruturado. Analisando-se os dados, percebeu-se que as empresas estudadas, encontram-se acima da média das empresas dos setor cadastradas no SIMAP. Em comparação cruzada entre as empresas estudadas, observou-se que a empresa Pittsburg possui pontos a aperfeiçoar, nos diversos indicadores de gestão, em especial no indicador sistema de gestão integrada, no qual essa empresa ficou abaixo de 25%. Observou-se também que em relação a gestão financeira, a empresa Pittsburg esta melhor qualificada perante sua concorrente McDonald´s. Ficou evidenciado que as empresas estudadas estão em conformidade com os requisitos mínimos exigidos pelos seus clientes.
id IFRN-3_78e9b25a944004383690f3a5a516ae30
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1059
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
spelling FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RNÉ notório, na contemporaneidade, o aumento da procura pelos produtos disponibilizados pelas redes de fastfood, gerando consequentemente o crescimento econômico das organizações do setor. Logo esse trabalho objetiva demonstrar o sistema de monitoramento de arranjos produtivos – SIMAP as empresas estudadas para que estas possam vislumbrar novas atividades de gestão com o intuito de ter um diferencial competitivo. Para alcançar esse objetivo utilizou-se a metodologia exploratoria explicativa, com estudo de caso nas empresas Pittsburg e McDonald´s na cidade de Natal-RN, obtendo-se as informações através de questionário semi-estruturado. Analisando-se os dados, percebeu-se que as empresas estudadas, encontram-se acima da média das empresas dos setor cadastradas no SIMAP. Em comparação cruzada entre as empresas estudadas, observou-se que a empresa Pittsburg possui pontos a aperfeiçoar, nos diversos indicadores de gestão, em especial no indicador sistema de gestão integrada, no qual essa empresa ficou abaixo de 25%. Observou-se também que em relação a gestão financeira, a empresa Pittsburg esta melhor qualificada perante sua concorrente McDonald´s. Ficou evidenciado que as empresas estudadas estão em conformidade com os requisitos mínimos exigidos pelos seus clientes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/105910.15628/holos.2013.1059HOLOS; v. 3 (2013); 51-661807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1059/697Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires de Souza, RicardoHékis, Hélio RobertoDerick O. de Medeiros, DiegoBezerra Furtado Silva, Igorde Melo Duarte Borges, Thyago2022-05-01T20:36:27Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1059Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:36:27Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
title FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
spellingShingle FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
Pires de Souza, Ricardo
Pires de Souza, Ricardo
title_short FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
title_full FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
title_fullStr FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
title_full_unstemmed FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
title_sort FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN
author Pires de Souza, Ricardo
author_facet Pires de Souza, Ricardo
Pires de Souza, Ricardo
Hékis, Hélio Roberto
Derick O. de Medeiros, Diego
Bezerra Furtado Silva, Igor
de Melo Duarte Borges, Thyago
Hékis, Hélio Roberto
Derick O. de Medeiros, Diego
Bezerra Furtado Silva, Igor
de Melo Duarte Borges, Thyago
author_role author
author2 Hékis, Hélio Roberto
Derick O. de Medeiros, Diego
Bezerra Furtado Silva, Igor
de Melo Duarte Borges, Thyago
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires de Souza, Ricardo
Hékis, Hélio Roberto
Derick O. de Medeiros, Diego
Bezerra Furtado Silva, Igor
de Melo Duarte Borges, Thyago
description É notório, na contemporaneidade, o aumento da procura pelos produtos disponibilizados pelas redes de fastfood, gerando consequentemente o crescimento econômico das organizações do setor. Logo esse trabalho objetiva demonstrar o sistema de monitoramento de arranjos produtivos – SIMAP as empresas estudadas para que estas possam vislumbrar novas atividades de gestão com o intuito de ter um diferencial competitivo. Para alcançar esse objetivo utilizou-se a metodologia exploratoria explicativa, com estudo de caso nas empresas Pittsburg e McDonald´s na cidade de Natal-RN, obtendo-se as informações através de questionário semi-estruturado. Analisando-se os dados, percebeu-se que as empresas estudadas, encontram-se acima da média das empresas dos setor cadastradas no SIMAP. Em comparação cruzada entre as empresas estudadas, observou-se que a empresa Pittsburg possui pontos a aperfeiçoar, nos diversos indicadores de gestão, em especial no indicador sistema de gestão integrada, no qual essa empresa ficou abaixo de 25%. Observou-se também que em relação a gestão financeira, a empresa Pittsburg esta melhor qualificada perante sua concorrente McDonald´s. Ficou evidenciado que as empresas estudadas estão em conformidade com os requisitos mínimos exigidos pelos seus clientes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1059
10.15628/holos.2013.1059
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1059
identifier_str_mv 10.15628/holos.2013.1059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1059/697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2013); 51-66
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1822220275094126592
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15628/holos.2013.1059