O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) brasileira nos últimos dez anos (2005-2014) e realizar um panorama da mesma. Para tanto, a pesquisa do tipo estado da arte foi realizada selecionando-se oito revistas de acordo com sua classificação Qualis de periódicos da CAPES, os artigos selecionados, de acordo com o tema de interesse foram analisados e então procedeu-se a construção de um panorama da inserção da EA na EJA. Do total de trabalhos encontrados nesse período apenas 1,42% falam sobre o assunto em questão, desses três envolvem a educação não-formal e seis a educação formal. O tipo de pesquisa predominante é a participativa e as atividades envolvem aulas teórico-práticas, dinâmicas e jogos. A percepção de meio ambiente dos envolvidos é naturalista. Pode-se dizer que a inserção da EA na EJA no Brasil é algo insipiente, porém necessária. É preciso uma pesquisa mais abrangente sobre o estado da arte a real inserção da EA na EJA no país. |
id |
IFRN-3_7d28ef8d281faa64b8f003456e82d5ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3253 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)Educação de Jovens e AdultosEducação AmbientalEstado da ArteA presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) brasileira nos últimos dez anos (2005-2014) e realizar um panorama da mesma. Para tanto, a pesquisa do tipo estado da arte foi realizada selecionando-se oito revistas de acordo com sua classificação Qualis de periódicos da CAPES, os artigos selecionados, de acordo com o tema de interesse foram analisados e então procedeu-se a construção de um panorama da inserção da EA na EJA. Do total de trabalhos encontrados nesse período apenas 1,42% falam sobre o assunto em questão, desses três envolvem a educação não-formal e seis a educação formal. O tipo de pesquisa predominante é a participativa e as atividades envolvem aulas teórico-práticas, dinâmicas e jogos. A percepção de meio ambiente dos envolvidos é naturalista. Pode-se dizer que a inserção da EA na EJA no Brasil é algo insipiente, porém necessária. É preciso uma pesquisa mais abrangente sobre o estado da arte a real inserção da EA na EJA no país.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/325310.15628/holos.2015.3253HOLOS; v. 8 (2015); 15-271807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253/1307Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlkimin, Gilberto Dias de2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3253Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) |
title |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) |
spellingShingle |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) Alkimin, Gilberto Dias de Educação de Jovens e Adultos Educação Ambiental Estado da Arte |
title_short |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) |
title_full |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) |
title_fullStr |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) |
title_full_unstemmed |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) |
title_sort |
O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014) |
author |
Alkimin, Gilberto Dias de |
author_facet |
Alkimin, Gilberto Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alkimin, Gilberto Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Educação Ambiental Estado da Arte |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Educação Ambiental Estado da Arte |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) brasileira nos últimos dez anos (2005-2014) e realizar um panorama da mesma. Para tanto, a pesquisa do tipo estado da arte foi realizada selecionando-se oito revistas de acordo com sua classificação Qualis de periódicos da CAPES, os artigos selecionados, de acordo com o tema de interesse foram analisados e então procedeu-se a construção de um panorama da inserção da EA na EJA. Do total de trabalhos encontrados nesse período apenas 1,42% falam sobre o assunto em questão, desses três envolvem a educação não-formal e seis a educação formal. O tipo de pesquisa predominante é a participativa e as atividades envolvem aulas teórico-práticas, dinâmicas e jogos. A percepção de meio ambiente dos envolvidos é naturalista. Pode-se dizer que a inserção da EA na EJA no Brasil é algo insipiente, porém necessária. É preciso uma pesquisa mais abrangente sobre o estado da arte a real inserção da EA na EJA no país. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253 10.15628/holos.2015.3253 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.3253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253/1307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2015); 15-27 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621468618752 |