O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alkimin, Gilberto Dias de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) brasileira nos últimos dez anos (2005-2014) e realizar um panorama da mesma. Para tanto, a pesquisa do tipo estado da arte foi realizada selecionando-se oito revistas de acordo com sua classificação Qualis de periódicos da CAPES, os artigos selecionados, de acordo com o tema de interesse foram analisados e então procedeu-se a construção de um panorama da inserção da EA na EJA. Do total de trabalhos encontrados nesse período apenas 1,42% falam sobre o assunto em questão, desses três envolvem a educação não-formal e seis a educação formal. O tipo de pesquisa predominante é a participativa e as atividades envolvem aulas teórico-práticas, dinâmicas e jogos. A percepção de meio ambiente dos envolvidos é naturalista. Pode-se dizer que a inserção da EA na EJA no Brasil é algo insipiente, porém necessária. É preciso uma pesquisa mais abrangente sobre o estado da arte a real inserção da EA na EJA no país.
id IFRN-3_7d28ef8d281faa64b8f003456e82d5ef
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3253
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)Educação de Jovens e AdultosEducação AmbientalEstado da ArteA presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) brasileira nos últimos dez anos (2005-2014) e realizar um panorama da mesma. Para tanto, a pesquisa do tipo estado da arte foi realizada selecionando-se oito revistas de acordo com sua classificação Qualis de periódicos da CAPES, os artigos selecionados, de acordo com o tema de interesse foram analisados e então procedeu-se a construção de um panorama da inserção da EA na EJA. Do total de trabalhos encontrados nesse período apenas 1,42% falam sobre o assunto em questão, desses três envolvem a educação não-formal e seis a educação formal. O tipo de pesquisa predominante é a participativa e as atividades envolvem aulas teórico-práticas, dinâmicas e jogos. A percepção de meio ambiente dos envolvidos é naturalista. Pode-se dizer que a inserção da EA na EJA no Brasil é algo insipiente, porém necessária. É preciso uma pesquisa mais abrangente sobre o estado da arte a real inserção da EA na EJA no país.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/325310.15628/holos.2015.3253HOLOS; v. 8 (2015); 15-271807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253/1307Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlkimin, Gilberto Dias de2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3253Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
title O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
spellingShingle O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
Alkimin, Gilberto Dias de
Educação de Jovens e Adultos
Educação Ambiental
Estado da Arte
title_short O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
title_full O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
title_fullStr O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
title_full_unstemmed O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
title_sort O PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2005-2014)
author Alkimin, Gilberto Dias de
author_facet Alkimin, Gilberto Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alkimin, Gilberto Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Educação Ambiental
Estado da Arte
topic Educação de Jovens e Adultos
Educação Ambiental
Estado da Arte
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) brasileira nos últimos dez anos (2005-2014) e realizar um panorama da mesma. Para tanto, a pesquisa do tipo estado da arte foi realizada selecionando-se oito revistas de acordo com sua classificação Qualis de periódicos da CAPES, os artigos selecionados, de acordo com o tema de interesse foram analisados e então procedeu-se a construção de um panorama da inserção da EA na EJA. Do total de trabalhos encontrados nesse período apenas 1,42% falam sobre o assunto em questão, desses três envolvem a educação não-formal e seis a educação formal. O tipo de pesquisa predominante é a participativa e as atividades envolvem aulas teórico-práticas, dinâmicas e jogos. A percepção de meio ambiente dos envolvidos é naturalista. Pode-se dizer que a inserção da EA na EJA no Brasil é algo insipiente, porém necessária. É preciso uma pesquisa mais abrangente sobre o estado da arte a real inserção da EA na EJA no país.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253
10.15628/holos.2015.3253
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3253/1307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2015); 15-27
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621468618752