AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660
Resumo: A avaliação da aprendizagem escolar, obedecendo a um modelo de sociedade autoritário, tem sido utilizada, equivocadamente, como um instrumento disciplinador e classificatório, fazendo com que a reprovação deixe de ser um caso excepcional para ser uma rotina na escola. Através de uma pesquisa junto aos professores dos anos finais do ensino fundamental, constatou-se que a prática da avaliação nas escolas está muito distante da ação avaliativa diagnóstica e formativa. É preciso – e urgente – uma mudança na postura dos professores no que diz respeito à prática avaliativa para que a escola possa ser, de fato, formadora de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.
id IFRN-3_819b6e97ba8f8abd0d40d8cbd1c2f7ed
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1660
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLAAvaliaçãoaprendizagemescolaensinoqualidadeA avaliação da aprendizagem escolar, obedecendo a um modelo de sociedade autoritário, tem sido utilizada, equivocadamente, como um instrumento disciplinador e classificatório, fazendo com que a reprovação deixe de ser um caso excepcional para ser uma rotina na escola. Através de uma pesquisa junto aos professores dos anos finais do ensino fundamental, constatou-se que a prática da avaliação nas escolas está muito distante da ação avaliativa diagnóstica e formativa. É preciso – e urgente – uma mudança na postura dos professores no que diz respeito à prática avaliativa para que a escola possa ser, de fato, formadora de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/166010.15628/holos.2015.1660HOLOS; v. 8 (2015); 53-671807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660/1310Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Carlos Eduardo2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1660Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
Duarte, Carlos Eduardo
Avaliação
aprendizagem
escola
ensino
qualidade
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PRATICANDO A AVALIAÇÃO NA ESCOLA
author Duarte, Carlos Eduardo
author_facet Duarte, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
aprendizagem
escola
ensino
qualidade
topic Avaliação
aprendizagem
escola
ensino
qualidade
description A avaliação da aprendizagem escolar, obedecendo a um modelo de sociedade autoritário, tem sido utilizada, equivocadamente, como um instrumento disciplinador e classificatório, fazendo com que a reprovação deixe de ser um caso excepcional para ser uma rotina na escola. Através de uma pesquisa junto aos professores dos anos finais do ensino fundamental, constatou-se que a prática da avaliação nas escolas está muito distante da ação avaliativa diagnóstica e formativa. É preciso – e urgente – uma mudança na postura dos professores no que diz respeito à prática avaliativa para que a escola possa ser, de fato, formadora de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660
10.15628/holos.2015.1660
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.1660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660/1310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2015); 53-67
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619780411392