A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162 |
Resumo: | No contexto pandêmico, no qual ainda nos encontramos, fora exigido dos docentes e discentes uma readaptação deste modelo metodológico que já estava inserido e consolidado no ensino médico, o que trouxe uma mudança neste paradigma da aprendizagem e a introdução ainda maior de elementos digitais. Este trabalho tem por objetivo discutir tais abordagens e o que mudou neste cenário de ensino aprendizagem médica. Trata-se de um estudo analítico com abordagem qualitativa e descritiva do tipo revisão de literatura realizado através da análise do conteúdo de artigos disponíveis virtualmente na plataforma Google Scholar, entre os meses de Janeiro de 2020 a Março de 2022. As aulas virtuais permitiram dinâmicas no contexto das aulas práticas e tornou cada vez mais essencial o uso das tecnologias antes pouco exploradas. Neste contexto foram criadas plataformas inteiras de conteúdo médico. Portanto, é visível as mudanças adotadas na educação médica com o ensino remoto, resultando no aumento da responsabilidade dos discentes no processo de aprendizagem e em efeitos psicopatológicos, advindos de incertezas do futuro profissional, que fora adiado pela suspensão de diversas atividades acadêmicas. |
id |
VERACRUZ-0_17549d85e0589f456175b0aac7710763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56162 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmicometodologia ativaensino médicopandemiatecnologiasNo contexto pandêmico, no qual ainda nos encontramos, fora exigido dos docentes e discentes uma readaptação deste modelo metodológico que já estava inserido e consolidado no ensino médico, o que trouxe uma mudança neste paradigma da aprendizagem e a introdução ainda maior de elementos digitais. Este trabalho tem por objetivo discutir tais abordagens e o que mudou neste cenário de ensino aprendizagem médica. Trata-se de um estudo analítico com abordagem qualitativa e descritiva do tipo revisão de literatura realizado através da análise do conteúdo de artigos disponíveis virtualmente na plataforma Google Scholar, entre os meses de Janeiro de 2020 a Março de 2022. As aulas virtuais permitiram dinâmicas no contexto das aulas práticas e tornou cada vez mais essencial o uso das tecnologias antes pouco exploradas. Neste contexto foram criadas plataformas inteiras de conteúdo médico. Portanto, é visível as mudanças adotadas na educação médica com o ensino remoto, resultando no aumento da responsabilidade dos discentes no processo de aprendizagem e em efeitos psicopatológicos, advindos de incertezas do futuro profissional, que fora adiado pela suspensão de diversas atividades acadêmicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5616210.34117/bjdv9n1-131Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1919-1929Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1919-1929Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1919-19292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162/41256Moreira, Samantha Ferreira da CostaPinto Neto, Henrique PolizelliMoreira, Fernando RicardoSebastian-Heredero , Eladioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T13:21:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56162Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:58.087913Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico |
title |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico |
spellingShingle |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico Moreira, Samantha Ferreira da Costa metodologia ativa ensino médico pandemia tecnologias |
title_short |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico |
title_full |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico |
title_fullStr |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico |
title_full_unstemmed |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico |
title_sort |
A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico |
author |
Moreira, Samantha Ferreira da Costa |
author_facet |
Moreira, Samantha Ferreira da Costa Pinto Neto, Henrique Polizelli Moreira, Fernando Ricardo Sebastian-Heredero , Eladio |
author_role |
author |
author2 |
Pinto Neto, Henrique Polizelli Moreira, Fernando Ricardo Sebastian-Heredero , Eladio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Samantha Ferreira da Costa Pinto Neto, Henrique Polizelli Moreira, Fernando Ricardo Sebastian-Heredero , Eladio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia ativa ensino médico pandemia tecnologias |
topic |
metodologia ativa ensino médico pandemia tecnologias |
description |
No contexto pandêmico, no qual ainda nos encontramos, fora exigido dos docentes e discentes uma readaptação deste modelo metodológico que já estava inserido e consolidado no ensino médico, o que trouxe uma mudança neste paradigma da aprendizagem e a introdução ainda maior de elementos digitais. Este trabalho tem por objetivo discutir tais abordagens e o que mudou neste cenário de ensino aprendizagem médica. Trata-se de um estudo analítico com abordagem qualitativa e descritiva do tipo revisão de literatura realizado através da análise do conteúdo de artigos disponíveis virtualmente na plataforma Google Scholar, entre os meses de Janeiro de 2020 a Março de 2022. As aulas virtuais permitiram dinâmicas no contexto das aulas práticas e tornou cada vez mais essencial o uso das tecnologias antes pouco exploradas. Neste contexto foram criadas plataformas inteiras de conteúdo médico. Portanto, é visível as mudanças adotadas na educação médica com o ensino remoto, resultando no aumento da responsabilidade dos discentes no processo de aprendizagem e em efeitos psicopatológicos, advindos de incertezas do futuro profissional, que fora adiado pela suspensão de diversas atividades acadêmicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162 10.34117/bjdv9n1-131 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162/41256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1919-1929 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1919-1929 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1919-1929 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645624888786944 |