A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Samantha Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto Neto, Henrique Polizelli, Moreira, Fernando Ricardo, Sebastian-Heredero , Eladio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162
Resumo: No contexto pandêmico, no qual ainda nos encontramos, fora exigido dos docentes e discentes uma readaptação deste modelo metodológico que já estava inserido e consolidado no ensino médico, o que trouxe uma mudança neste paradigma da aprendizagem e a introdução ainda maior de elementos digitais. Este trabalho tem por objetivo discutir tais abordagens e o que mudou neste cenário de ensino aprendizagem médica. Trata-se de um estudo analítico com abordagem qualitativa e descritiva do tipo revisão de literatura realizado através da análise do conteúdo de artigos disponíveis virtualmente na plataforma Google Scholar, entre os meses de Janeiro de 2020 a Março de 2022. As aulas virtuais permitiram dinâmicas no contexto das aulas práticas e tornou cada vez mais essencial o uso das tecnologias antes pouco exploradas. Neste contexto foram criadas plataformas inteiras de conteúdo médico.  Portanto, é visível as mudanças adotadas na educação médica com o ensino remoto, resultando no aumento da responsabilidade dos discentes no processo de aprendizagem e em efeitos psicopatológicos, advindos de incertezas do futuro profissional, que fora adiado pela suspensão de diversas atividades acadêmicas.
id VERACRUZ-0_17549d85e0589f456175b0aac7710763
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56162
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmicometodologia ativaensino médicopandemiatecnologiasNo contexto pandêmico, no qual ainda nos encontramos, fora exigido dos docentes e discentes uma readaptação deste modelo metodológico que já estava inserido e consolidado no ensino médico, o que trouxe uma mudança neste paradigma da aprendizagem e a introdução ainda maior de elementos digitais. Este trabalho tem por objetivo discutir tais abordagens e o que mudou neste cenário de ensino aprendizagem médica. Trata-se de um estudo analítico com abordagem qualitativa e descritiva do tipo revisão de literatura realizado através da análise do conteúdo de artigos disponíveis virtualmente na plataforma Google Scholar, entre os meses de Janeiro de 2020 a Março de 2022. As aulas virtuais permitiram dinâmicas no contexto das aulas práticas e tornou cada vez mais essencial o uso das tecnologias antes pouco exploradas. Neste contexto foram criadas plataformas inteiras de conteúdo médico.  Portanto, é visível as mudanças adotadas na educação médica com o ensino remoto, resultando no aumento da responsabilidade dos discentes no processo de aprendizagem e em efeitos psicopatológicos, advindos de incertezas do futuro profissional, que fora adiado pela suspensão de diversas atividades acadêmicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5616210.34117/bjdv9n1-131Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1919-1929Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1919-1929Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1919-19292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162/41256Moreira, Samantha Ferreira da CostaPinto Neto, Henrique PolizelliMoreira, Fernando RicardoSebastian-Heredero , Eladioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T13:21:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56162Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:58.087913Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
title A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
spellingShingle A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
Moreira, Samantha Ferreira da Costa
metodologia ativa
ensino médico
pandemia
tecnologias
title_short A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
title_full A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
title_fullStr A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
title_full_unstemmed A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
title_sort A metodologia ativa e os recursos tecnologicos no ensino médico no contexto pandêmico
author Moreira, Samantha Ferreira da Costa
author_facet Moreira, Samantha Ferreira da Costa
Pinto Neto, Henrique Polizelli
Moreira, Fernando Ricardo
Sebastian-Heredero , Eladio
author_role author
author2 Pinto Neto, Henrique Polizelli
Moreira, Fernando Ricardo
Sebastian-Heredero , Eladio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Samantha Ferreira da Costa
Pinto Neto, Henrique Polizelli
Moreira, Fernando Ricardo
Sebastian-Heredero , Eladio
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia ativa
ensino médico
pandemia
tecnologias
topic metodologia ativa
ensino médico
pandemia
tecnologias
description No contexto pandêmico, no qual ainda nos encontramos, fora exigido dos docentes e discentes uma readaptação deste modelo metodológico que já estava inserido e consolidado no ensino médico, o que trouxe uma mudança neste paradigma da aprendizagem e a introdução ainda maior de elementos digitais. Este trabalho tem por objetivo discutir tais abordagens e o que mudou neste cenário de ensino aprendizagem médica. Trata-se de um estudo analítico com abordagem qualitativa e descritiva do tipo revisão de literatura realizado através da análise do conteúdo de artigos disponíveis virtualmente na plataforma Google Scholar, entre os meses de Janeiro de 2020 a Março de 2022. As aulas virtuais permitiram dinâmicas no contexto das aulas práticas e tornou cada vez mais essencial o uso das tecnologias antes pouco exploradas. Neste contexto foram criadas plataformas inteiras de conteúdo médico.  Portanto, é visível as mudanças adotadas na educação médica com o ensino remoto, resultando no aumento da responsabilidade dos discentes no processo de aprendizagem e em efeitos psicopatológicos, advindos de incertezas do futuro profissional, que fora adiado pela suspensão de diversas atividades acadêmicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162
10.34117/bjdv9n1-131
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56162/41256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 1919-1929
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 1919-1929
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 1919-1929
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645624888786944