AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alvori Vidal
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Camila Carvalho de, Rocha Filho, João Bernardes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas por estudantes de um curso Normal durante uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), visando a antever as possíveis consequências em suas respectivas ações profissionais. O ambiente de interação e aprendizagem do Museu tornou possível organizar aulas envolvendo os experimentos e exposições visitadas, considerando esse local um espaço não formal de ensino, segundo a definição de Bianconi e Caruso (2005, p.20), que é “[...] qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino”. Nesse sentido, utilizou-se como instrumentos da pesquisa a elaboração de planos de aula com abordagem interdisciplinar, assim como as respostas a um questionário, por meio do qual foi possível conhecer as concepções das alunas sobre o planejamento de aulas e práticas pedagógicas. Para realização dessa análise foi utilizada a metodologia denominada Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH) (MEDEIROS, 2016), e a partir dela concluiu-se que as percepções prévias das estudantes foram pautadas por um caráter fragmentado, ou seja, disciplinar e multidisciplinar, enquanto que após a visita houve uma sensível tendência para a elaboração de planos de aulas com viés interdisciplinar, voltados para a pesquisa em sala de aula. 
id IFRN-3_9dab9dc27267e25c86eb64201e785ddf
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5353
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMALMuseu InterativoFormação DocenteEducar pela PesquisaEste trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas por estudantes de um curso Normal durante uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), visando a antever as possíveis consequências em suas respectivas ações profissionais. O ambiente de interação e aprendizagem do Museu tornou possível organizar aulas envolvendo os experimentos e exposições visitadas, considerando esse local um espaço não formal de ensino, segundo a definição de Bianconi e Caruso (2005, p.20), que é “[...] qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino”. Nesse sentido, utilizou-se como instrumentos da pesquisa a elaboração de planos de aula com abordagem interdisciplinar, assim como as respostas a um questionário, por meio do qual foi possível conhecer as concepções das alunas sobre o planejamento de aulas e práticas pedagógicas. Para realização dessa análise foi utilizada a metodologia denominada Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH) (MEDEIROS, 2016), e a partir dela concluiu-se que as percepções prévias das estudantes foram pautadas por um caráter fragmentado, ou seja, disciplinar e multidisciplinar, enquanto que após a visita houve uma sensível tendência para a elaboração de planos de aulas com viés interdisciplinar, voltados para a pesquisa em sala de aula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/535310.15628/holos.2017.5353HOLOS; v. 8 (2017); 160-1711807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alvori VidalSouza, Camila Carvalho deRocha Filho, João Bernardes da2022-05-01T19:33:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5353Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
title AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
Rodrigues, Alvori Vidal
Museu Interativo
Formação Docente
Educar pela Pesquisa
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
author Rodrigues, Alvori Vidal
author_facet Rodrigues, Alvori Vidal
Souza, Camila Carvalho de
Rocha Filho, João Bernardes da
author_role author
author2 Souza, Camila Carvalho de
Rocha Filho, João Bernardes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alvori Vidal
Souza, Camila Carvalho de
Rocha Filho, João Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv Museu Interativo
Formação Docente
Educar pela Pesquisa
topic Museu Interativo
Formação Docente
Educar pela Pesquisa
description Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas por estudantes de um curso Normal durante uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), visando a antever as possíveis consequências em suas respectivas ações profissionais. O ambiente de interação e aprendizagem do Museu tornou possível organizar aulas envolvendo os experimentos e exposições visitadas, considerando esse local um espaço não formal de ensino, segundo a definição de Bianconi e Caruso (2005, p.20), que é “[...] qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino”. Nesse sentido, utilizou-se como instrumentos da pesquisa a elaboração de planos de aula com abordagem interdisciplinar, assim como as respostas a um questionário, por meio do qual foi possível conhecer as concepções das alunas sobre o planejamento de aulas e práticas pedagógicas. Para realização dessa análise foi utilizada a metodologia denominada Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH) (MEDEIROS, 2016), e a partir dela concluiu-se que as percepções prévias das estudantes foram pautadas por um caráter fragmentado, ou seja, disciplinar e multidisciplinar, enquanto que após a visita houve uma sensível tendência para a elaboração de planos de aulas com viés interdisciplinar, voltados para a pesquisa em sala de aula. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353
10.15628/holos.2017.5353
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2017); 160-171
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623204012032