AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas por estudantes de um curso Normal durante uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), visando a antever as possíveis consequências em suas respectivas ações profissionais. O ambiente de interação e aprendizagem do Museu tornou possível organizar aulas envolvendo os experimentos e exposições visitadas, considerando esse local um espaço não formal de ensino, segundo a definição de Bianconi e Caruso (2005, p.20), que é “[...] qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino”. Nesse sentido, utilizou-se como instrumentos da pesquisa a elaboração de planos de aula com abordagem interdisciplinar, assim como as respostas a um questionário, por meio do qual foi possível conhecer as concepções das alunas sobre o planejamento de aulas e práticas pedagógicas. Para realização dessa análise foi utilizada a metodologia denominada Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH) (MEDEIROS, 2016), e a partir dela concluiu-se que as percepções prévias das estudantes foram pautadas por um caráter fragmentado, ou seja, disciplinar e multidisciplinar, enquanto que após a visita houve uma sensível tendência para a elaboração de planos de aulas com viés interdisciplinar, voltados para a pesquisa em sala de aula. |
id |
IFRN-3_9dab9dc27267e25c86eb64201e785ddf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5353 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMALMuseu InterativoFormação DocenteEducar pela PesquisaEste trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas por estudantes de um curso Normal durante uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), visando a antever as possíveis consequências em suas respectivas ações profissionais. O ambiente de interação e aprendizagem do Museu tornou possível organizar aulas envolvendo os experimentos e exposições visitadas, considerando esse local um espaço não formal de ensino, segundo a definição de Bianconi e Caruso (2005, p.20), que é “[...] qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino”. Nesse sentido, utilizou-se como instrumentos da pesquisa a elaboração de planos de aula com abordagem interdisciplinar, assim como as respostas a um questionário, por meio do qual foi possível conhecer as concepções das alunas sobre o planejamento de aulas e práticas pedagógicas. Para realização dessa análise foi utilizada a metodologia denominada Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH) (MEDEIROS, 2016), e a partir dela concluiu-se que as percepções prévias das estudantes foram pautadas por um caráter fragmentado, ou seja, disciplinar e multidisciplinar, enquanto que após a visita houve uma sensível tendência para a elaboração de planos de aulas com viés interdisciplinar, voltados para a pesquisa em sala de aula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/535310.15628/holos.2017.5353HOLOS; v. 8 (2017); 160-1711807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alvori VidalSouza, Camila Carvalho deRocha Filho, João Bernardes da2022-05-01T19:33:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5353Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL Rodrigues, Alvori Vidal Museu Interativo Formação Docente Educar pela Pesquisa |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MCT/ PUCRS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDANTES DE UM CURSO NORMAL |
author |
Rodrigues, Alvori Vidal |
author_facet |
Rodrigues, Alvori Vidal Souza, Camila Carvalho de Rocha Filho, João Bernardes da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Camila Carvalho de Rocha Filho, João Bernardes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Alvori Vidal Souza, Camila Carvalho de Rocha Filho, João Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Interativo Formação Docente Educar pela Pesquisa |
topic |
Museu Interativo Formação Docente Educar pela Pesquisa |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas por estudantes de um curso Normal durante uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), visando a antever as possíveis consequências em suas respectivas ações profissionais. O ambiente de interação e aprendizagem do Museu tornou possível organizar aulas envolvendo os experimentos e exposições visitadas, considerando esse local um espaço não formal de ensino, segundo a definição de Bianconi e Caruso (2005, p.20), que é “[...] qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino”. Nesse sentido, utilizou-se como instrumentos da pesquisa a elaboração de planos de aula com abordagem interdisciplinar, assim como as respostas a um questionário, por meio do qual foi possível conhecer as concepções das alunas sobre o planejamento de aulas e práticas pedagógicas. Para realização dessa análise foi utilizada a metodologia denominada Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH) (MEDEIROS, 2016), e a partir dela concluiu-se que as percepções prévias das estudantes foram pautadas por um caráter fragmentado, ou seja, disciplinar e multidisciplinar, enquanto que após a visita houve uma sensível tendência para a elaboração de planos de aulas com viés interdisciplinar, voltados para a pesquisa em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353 10.15628/holos.2017.5353 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5353/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2017); 160-171 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1817341945882607616 |