EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767 |
Resumo: | O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica. |
id |
IFRN-3_ab3af55735b33009a29093cfe59338e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11767 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃOBrasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19.O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1176710.15628/holos.2021.11767HOLOS; v. 3 (2021); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Rochelly RodriguesLavor Filho, Tadeu Lucas deChaves, Italo TeixeiraMelo, Italo Ricardo de CastroRibeiro, Amanda Alves2022-04-29T11:01:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11767Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
title |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO Holanda, Rochelly Rodrigues Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19. |
title_short |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
title_full |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
title_sort |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
author |
Holanda, Rochelly Rodrigues |
author_facet |
Holanda, Rochelly Rodrigues Lavor Filho, Tadeu Lucas de Chaves, Italo Teixeira Melo, Italo Ricardo de Castro Ribeiro, Amanda Alves |
author_role |
author |
author2 |
Lavor Filho, Tadeu Lucas de Chaves, Italo Teixeira Melo, Italo Ricardo de Castro Ribeiro, Amanda Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Rochelly Rodrigues Lavor Filho, Tadeu Lucas de Chaves, Italo Teixeira Melo, Italo Ricardo de Castro Ribeiro, Amanda Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19. |
topic |
Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19. |
description |
O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767 10.15628/holos.2021.11767 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.11767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2021); 1-15 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625839083520 |