EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Rochelly Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lavor Filho, Tadeu Lucas de, Chaves, Italo Teixeira, Melo, Italo Ricardo de Castro, Ribeiro, Amanda Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767
Resumo: O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica.
id IFRN-3_ab3af55735b33009a29093cfe59338e6
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11767
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃOBrasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19.O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1176710.15628/holos.2021.11767HOLOS; v. 3 (2021); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Rochelly RodriguesLavor Filho, Tadeu Lucas deChaves, Italo TeixeiraMelo, Italo Ricardo de CastroRibeiro, Amanda Alves2022-04-29T11:01:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11767Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
title EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
Holanda, Rochelly Rodrigues
Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19.
title_short EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
title_full EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: A EMERGÊNCIA DO EAD NOS PROCESSOS ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO
author Holanda, Rochelly Rodrigues
author_facet Holanda, Rochelly Rodrigues
Lavor Filho, Tadeu Lucas de
Chaves, Italo Teixeira
Melo, Italo Ricardo de Castro
Ribeiro, Amanda Alves
author_role author
author2 Lavor Filho, Tadeu Lucas de
Chaves, Italo Teixeira
Melo, Italo Ricardo de Castro
Ribeiro, Amanda Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Rochelly Rodrigues
Lavor Filho, Tadeu Lucas de
Chaves, Italo Teixeira
Melo, Italo Ricardo de Castro
Ribeiro, Amanda Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19.
topic Brasil. Rede Básica de Educação. Educação à Distância. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19.
description O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de Março a Outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767
10.15628/holos.2021.11767
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2021); 1-15
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625839083520