O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Elyton Batista dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vasconcelos, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar os processos de inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe (Alagoas). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. Optou-se pelas técnicas da entrevista semiestruturada e diário de campo. Os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas/sujeitos, ou seja, três professores de Matemática. Os resultados revelam que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação continuada e direcionada especificamente para esse fim tem ocasionado empecilhos em sua utilização.
id UNIT-2_4b3b97375397505ee6363e76d3a1a329
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6914
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORESProfessores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional.O presente artigo tem como objetivo investigar os processos de inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe (Alagoas). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. Optou-se pelas técnicas da entrevista semiestruturada e diário de campo. Os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas/sujeitos, ou seja, três professores de Matemática. Os resultados revelam que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação continuada e direcionada especificamente para esse fim tem ocasionado empecilhos em sua utilização.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/691410.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 66-802316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914/4083Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Elyton Batista dosVasconcelos, Carlos Alberto2020-11-18T19:49:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6914Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.446678Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
title O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
spellingShingle O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
Santos, José Elyton Batista dos
Professores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional.
title_short O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
title_full O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
title_fullStr O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
title_sort O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
author Santos, José Elyton Batista dos
author_facet Santos, José Elyton Batista dos
Vasconcelos, Carlos Alberto
author_role author
author2 Vasconcelos, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Elyton Batista dos
Vasconcelos, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional.
topic Professores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional.
description O presente artigo tem como objetivo investigar os processos de inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe (Alagoas). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. Optou-se pelas técnicas da entrevista semiestruturada e diário de campo. Os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas/sujeitos, ou seja, três professores de Matemática. Os resultados revelam que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação continuada e direcionada especificamente para esse fim tem ocasionado empecilhos em sua utilização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914
10.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914/4083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 66-80
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614374457344