O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar os processos de inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe (Alagoas). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. Optou-se pelas técnicas da entrevista semiestruturada e diário de campo. Os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas/sujeitos, ou seja, três professores de Matemática. Os resultados revelam que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação continuada e direcionada especificamente para esse fim tem ocasionado empecilhos em sua utilização. |
id |
UNIT-2_4b3b97375397505ee6363e76d3a1a329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6914 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORESProfessores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional.O presente artigo tem como objetivo investigar os processos de inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe (Alagoas). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. Optou-se pelas técnicas da entrevista semiestruturada e diário de campo. Os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas/sujeitos, ou seja, três professores de Matemática. Os resultados revelam que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação continuada e direcionada especificamente para esse fim tem ocasionado empecilhos em sua utilização.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/691410.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 66-802316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914/4083Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Elyton Batista dosVasconcelos, Carlos Alberto2020-11-18T19:49:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6914Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.446678Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES |
title |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES |
spellingShingle |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES Santos, José Elyton Batista dos Professores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional. |
title_short |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES |
title_full |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES |
title_fullStr |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES |
title_sort |
O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES |
author |
Santos, José Elyton Batista dos |
author_facet |
Santos, José Elyton Batista dos Vasconcelos, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Carlos Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Elyton Batista dos Vasconcelos, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional. |
topic |
Professores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional. |
description |
O presente artigo tem como objetivo investigar os processos de inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe (Alagoas). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. Optou-se pelas técnicas da entrevista semiestruturada e diário de campo. Os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas/sujeitos, ou seja, três professores de Matemática. Os resultados revelam que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação continuada e direcionada especificamente para esse fim tem ocasionado empecilhos em sua utilização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914 10.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6914/4083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 66-80 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614374457344 |