Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliel Constantino da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, José António, Silva, Bento Duarte, Morelatti, Maria Raquel Miotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/50967
Resumo: Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.
id RCAP_3510347ae2fa3a237fb1bdda034c5cae
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemáticaIntegration of computers in the teaching practices of mathematics teachersComputadoresAulas de MatemáticaPráticas pedagógicas de Professores de MatemáticaComputersMathematics classesTeaching practices of mathematics teachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoScience & TechnologyNeste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.In this paper we present an excerpt of the data obtained by applying a questionnaire to 44 Mathematics teachers who were teaching in the academic year 2013/2014 in Braga (Portugal). The data produced are part of an investigation aimed to see how the computer is used in math classes from public schools in Braga. We characterize the subjects and present their perspectives related to the integration of the computer in schools and their teaching practices. The results show that most teachers (79.5%) use the computer every year to teach. Also show that 72.7% of the study participants math teachers use the computer to teach in primary education, while 36.4% use it in secondary education and in both levels of education, the geometry is the subject where the computer is used more in the teaching of mathematical content. The results demonstrate the satisfaction of those teachers in using computers in their teaching practices, recognizing the importance of such use.info:eu-repo/semantics/publishedVersionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteUniversidade do MinhoSilva, Eliel Constantino daFernandes, José AntónioSilva, Bento DuarteMorelatti, Maria Raquel Miotto20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/50967porSilva, E. C., Fernandes, J. A., Silva, B. D. & Morelatti, M. R. M. (2016). Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Holos, v. 8 (2016), 303-317.1807-160010.15628/holos.2016.5165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:39.280531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
Integration of computers in the teaching practices of mathematics teachers
title Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
spellingShingle Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
Silva, Eliel Constantino da
Computadores
Aulas de Matemática
Práticas pedagógicas de Professores de Matemática
Computers
Mathematics classes
Teaching practices of mathematics teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
title_short Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
title_full Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
title_fullStr Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
title_full_unstemmed Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
title_sort Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
author Silva, Eliel Constantino da
author_facet Silva, Eliel Constantino da
Fernandes, José António
Silva, Bento Duarte
Morelatti, Maria Raquel Miotto
author_role author
author2 Fernandes, José António
Silva, Bento Duarte
Morelatti, Maria Raquel Miotto
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliel Constantino da
Fernandes, José António
Silva, Bento Duarte
Morelatti, Maria Raquel Miotto
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores
Aulas de Matemática
Práticas pedagógicas de Professores de Matemática
Computers
Mathematics classes
Teaching practices of mathematics teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
topic Computadores
Aulas de Matemática
Práticas pedagógicas de Professores de Matemática
Computers
Mathematics classes
Teaching practices of mathematics teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
description Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/50967
url https://hdl.handle.net/1822/50967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, E. C., Fernandes, J. A., Silva, B. D. & Morelatti, M. R. M. (2016). Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Holos, v. 8 (2016), 303-317.
1807-1600
10.15628/holos.2016.5165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133105483677696