Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Messias P
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Flávio Urbano da, Borges, Jacques Cousteau da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5932
Resumo: Este artigo contém uma análise do uso dos mapas conceituais na educação (com ênfase no ensino de física) e uma proposta de utilizá-lo como ferramenta de avaliação qualitativa. Através de uma pesquisa de revisão bibliográfica, foram obtidas informações que revelaram a valiosa ferramenta que são os mapas conceituais para a educação. O mapa conceitual é uma estratégica metodológica gráfica que tem por objetivo organizar, representar e criar conhecimento, através relações entre conceitos, criando proposições.  Essa ferramenta é fundamentada na teoria da assimilação de Ausubel e por esse motivo possui uma estrutura hierárquica, sua elaboração e leitura exigem um menor esforço cognitivo em relação a textos escritos. Por esse motivo, os mapas conceituais são ótimas ferramentas para a avaliação qualitativa.
id IFRN-3_bca61df767434ddcbc71c86142c7f86e
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5932
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de FísicaMapa ConceitualAvaliação QualitativaTeoria da AssimilaçãoEstrutura HierárquicaEste artigo contém uma análise do uso dos mapas conceituais na educação (com ênfase no ensino de física) e uma proposta de utilizá-lo como ferramenta de avaliação qualitativa. Através de uma pesquisa de revisão bibliográfica, foram obtidas informações que revelaram a valiosa ferramenta que são os mapas conceituais para a educação. O mapa conceitual é uma estratégica metodológica gráfica que tem por objetivo organizar, representar e criar conhecimento, através relações entre conceitos, criando proposições.  Essa ferramenta é fundamentada na teoria da assimilação de Ausubel e por esse motivo possui uma estrutura hierárquica, sua elaboração e leitura exigem um menor esforço cognitivo em relação a textos escritos. Por esse motivo, os mapas conceituais são ótimas ferramentas para a avaliação qualitativa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/593210.15628/holos.2018.5932HOLOS; v. 3 (2018); 186-2001807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5932/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Messias PSilva, Flávio Urbano daBorges, Jacques Cousteau da Silva2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5932Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
title Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
spellingShingle Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
Dantas, Messias P
Mapa Conceitual
Avaliação Qualitativa
Teoria da Assimilação
Estrutura Hierárquica
title_short Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
title_full Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
title_fullStr Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
title_full_unstemmed Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
title_sort Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
author Dantas, Messias P
author_facet Dantas, Messias P
Silva, Flávio Urbano da
Borges, Jacques Cousteau da Silva
author_role author
author2 Silva, Flávio Urbano da
Borges, Jacques Cousteau da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Messias P
Silva, Flávio Urbano da
Borges, Jacques Cousteau da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa Conceitual
Avaliação Qualitativa
Teoria da Assimilação
Estrutura Hierárquica
topic Mapa Conceitual
Avaliação Qualitativa
Teoria da Assimilação
Estrutura Hierárquica
description Este artigo contém uma análise do uso dos mapas conceituais na educação (com ênfase no ensino de física) e uma proposta de utilizá-lo como ferramenta de avaliação qualitativa. Através de uma pesquisa de revisão bibliográfica, foram obtidas informações que revelaram a valiosa ferramenta que são os mapas conceituais para a educação. O mapa conceitual é uma estratégica metodológica gráfica que tem por objetivo organizar, representar e criar conhecimento, através relações entre conceitos, criando proposições.  Essa ferramenta é fundamentada na teoria da assimilação de Ausubel e por esse motivo possui uma estrutura hierárquica, sua elaboração e leitura exigem um menor esforço cognitivo em relação a textos escritos. Por esse motivo, os mapas conceituais são ótimas ferramentas para a avaliação qualitativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5932
10.15628/holos.2018.5932
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5932
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.5932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5932/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2018); 186-200
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623644413952