Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5932 |
Resumo: | Este artigo contém uma análise do uso dos mapas conceituais na educação (com ênfase no ensino de física) e uma proposta de utilizá-lo como ferramenta de avaliação qualitativa. Através de uma pesquisa de revisão bibliográfica, foram obtidas informações que revelaram a valiosa ferramenta que são os mapas conceituais para a educação. O mapa conceitual é uma estratégica metodológica gráfica que tem por objetivo organizar, representar e criar conhecimento, através relações entre conceitos, criando proposições. Essa ferramenta é fundamentada na teoria da assimilação de Ausubel e por esse motivo possui uma estrutura hierárquica, sua elaboração e leitura exigem um menor esforço cognitivo em relação a textos escritos. Por esse motivo, os mapas conceituais são ótimas ferramentas para a avaliação qualitativa. |
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