Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, André Vilhena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5934
Resumo: Conceptual Maps (MCs) are used in various educational situations, such as meaningful learning resource and assessment tool. This dissertation proposes a qualitative evaluation model for conceptual maps of the evolution of meaningful learning, called the Stratified Conceptual Map (MCE), with facilities to attend in a particular way both the teacher and the student, using the information present in the map with attribution of the classes Optional, basic, mandatory and advanced concepts and characteristics of symmetry, transitivity and reflexivity relations. The objective is to increase the use of the traditional model by integrating the tasks of constructing and evaluating conceptual maps, facilitating the monitoring of the evolution of the student and / or the class, offering feedback to the student, with the possibility of self evaluation and helping the teacher In the evaluation of the evolution and quality of the mapped concepts. The research used a qualitative approach and its validation occurred during an extension course on Bidding at the Federal University of Alagoas (UFAL) with twelve participants. As data acquisition instruments, interview, questionnaire and brainstorming were used. The results show that the proposed model can help teachers in a qualitative evaluation of the maps of their students.
id UFAL_fc3b3debfc65cf62d0da966363f32f09
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5934
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFALDesign and implementation of a qualitative evaluation model for stratified concept maps in a case study in the context of a course of extension on bidding UFALMapa conceitualMapa conceitual estratificadoAprendizagem significativaAvaliação qualitativaInformática na educaçãoConceitual mapMap Conceptual StratifiedMeaningful LearningQualitative EvaluationInformatics in EducationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOConceptual Maps (MCs) are used in various educational situations, such as meaningful learning resource and assessment tool. This dissertation proposes a qualitative evaluation model for conceptual maps of the evolution of meaningful learning, called the Stratified Conceptual Map (MCE), with facilities to attend in a particular way both the teacher and the student, using the information present in the map with attribution of the classes Optional, basic, mandatory and advanced concepts and characteristics of symmetry, transitivity and reflexivity relations. The objective is to increase the use of the traditional model by integrating the tasks of constructing and evaluating conceptual maps, facilitating the monitoring of the evolution of the student and / or the class, offering feedback to the student, with the possibility of self evaluation and helping the teacher In the evaluation of the evolution and quality of the mapped concepts. The research used a qualitative approach and its validation occurred during an extension course on Bidding at the Federal University of Alagoas (UFAL) with twelve participants. As data acquisition instruments, interview, questionnaire and brainstorming were used. The results show that the proposed model can help teachers in a qualitative evaluation of the maps of their students.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de AlagoasMapas Conceituais (MCs) são usados em diversas situações educacionais, tais como recurso para aprendizagem significativa e instrumento de avaliação. Esta dissertação propõe um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais da evolução da aprendizagem significativa, denominado de Mapa Conceitual Estratificado (MCE), com facilidades para atender de maneira particular tanto o professor quanto o aluno, utilizando as informações presentes no mapa com atribuição das classes opcional, básico, obrigatório e avançado aos conceitos e características de simetria, transitividade e reflexividade as relações. O objetivo é ampliar o uso que se faz do modelo tradicional integrando as tarefas de construção e avaliação de mapas conceituais, facilitando o acompanhamento da evolução do aluno e/ou da turma, oferecendo feedback ao aluno, com possibilidade de auto avaliação e ajudando o professor na avaliação da evolução e qualidade dos conceitos mapeados. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e sua validação ocorreu durante um curso de extensão sobre Licitação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com doze participantes. Como instrumentos de aquisição de dados, utilizou-se a entrevista, questionário e brainstorming. Os resultados obtidos demonstram que o modelo proposto pode auxiliar os professores numa avaliação qualitativa dos mapas de seus alunos.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de ConhecimentoUFALCosta, Fábio Paraguaçu Duarte dahttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282Costa, Cleide Jane de Sá Araújohttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696Hernández-Domínguez, Arturohttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641Vieira, André Vilhena2019-09-12T17:54:14Z2019-08-292019-09-12T17:54:14Z2017-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, André Vilhena. Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-09-12T17:54:14Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5934Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-09-12T17:54:14Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
Design and implementation of a qualitative evaluation model for stratified concept maps in a case study in the context of a course of extension on bidding UFAL
title Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
spellingShingle Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
Vieira, André Vilhena
Mapa conceitual
Mapa conceitual estratificado
Aprendizagem significativa
Avaliação qualitativa
Informática na educação
Conceitual map
Map Conceptual Stratified
Meaningful Learning
Qualitative Evaluation
Informatics in Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
title_full Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
title_fullStr Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
title_full_unstemmed Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
title_sort Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL
author Vieira, André Vilhena
author_facet Vieira, André Vilhena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
http://lattes.cnpq.br/5438107871273282
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
http://lattes.cnpq.br/7090267221490696
Hernández-Domínguez, Arturo
http://lattes.cnpq.br/4485667581908849
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
http://lattes.cnpq.br/7485134644744641
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, André Vilhena
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual
Mapa conceitual estratificado
Aprendizagem significativa
Avaliação qualitativa
Informática na educação
Conceitual map
Map Conceptual Stratified
Meaningful Learning
Qualitative Evaluation
Informatics in Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Mapa conceitual
Mapa conceitual estratificado
Aprendizagem significativa
Avaliação qualitativa
Informática na educação
Conceitual map
Map Conceptual Stratified
Meaningful Learning
Qualitative Evaluation
Informatics in Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Conceptual Maps (MCs) are used in various educational situations, such as meaningful learning resource and assessment tool. This dissertation proposes a qualitative evaluation model for conceptual maps of the evolution of meaningful learning, called the Stratified Conceptual Map (MCE), with facilities to attend in a particular way both the teacher and the student, using the information present in the map with attribution of the classes Optional, basic, mandatory and advanced concepts and characteristics of symmetry, transitivity and reflexivity relations. The objective is to increase the use of the traditional model by integrating the tasks of constructing and evaluating conceptual maps, facilitating the monitoring of the evolution of the student and / or the class, offering feedback to the student, with the possibility of self evaluation and helping the teacher In the evaluation of the evolution and quality of the mapped concepts. The research used a qualitative approach and its validation occurred during an extension course on Bidding at the Federal University of Alagoas (UFAL) with twelve participants. As data acquisition instruments, interview, questionnaire and brainstorming were used. The results show that the proposed model can help teachers in a qualitative evaluation of the maps of their students.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2019-09-12T17:54:14Z
2019-08-29
2019-09-12T17:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, André Vilhena. Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5934
identifier_str_mv VIEIRA, André Vilhena. Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233739354243072