PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1994 |
Resumo: | O propósito desse trabalho consiste em analisar como a educação profissional pode se transformar num espaço de construção do conhecimento. Aponta a existência de dois paradigmas que orientam a educação e defende-se que a educação profissional precisa estar orientada pelo paradigma da aprendizagem. Defende-se que essa modalidade de ensino pode se constituir em espaço para a produção do conhecimento, tendo como princípios a relação ensino-pesquisa e a articulação teoria e prática. Conclui-se que a atual conjuntura exige profissionais com capacidade/habilidades que não se desenvolvem em ambientes destituídos de pesquisa, de relação entre os saberes e com a prática social que os gerou. |
id |
IFRN-3_c28071fd94d636317f7c9abfb69e936b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1994 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALO propósito desse trabalho consiste em analisar como a educação profissional pode se transformar num espaço de construção do conhecimento. Aponta a existência de dois paradigmas que orientam a educação e defende-se que a educação profissional precisa estar orientada pelo paradigma da aprendizagem. Defende-se que essa modalidade de ensino pode se constituir em espaço para a produção do conhecimento, tendo como princípios a relação ensino-pesquisa e a articulação teoria e prática. Conclui-se que a atual conjuntura exige profissionais com capacidade/habilidades que não se desenvolvem em ambientes destituídos de pesquisa, de relação entre os saberes e com a prática social que os gerou.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/199410.15628/holos.2014.1994HOLOS; v. 2 (2014): Edição Especial - II Colóquio "A Produção do Conhecimento em Educação Profissional"; 24-361807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1994/800Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marilandi Maria MascarelloVieira, Josimar de Aparecido2022-05-01T20:33:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1994Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:33:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
title_short |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
author_facet |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Josimar de Aparecido |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido |
description |
O propósito desse trabalho consiste em analisar como a educação profissional pode se transformar num espaço de construção do conhecimento. Aponta a existência de dois paradigmas que orientam a educação e defende-se que a educação profissional precisa estar orientada pelo paradigma da aprendizagem. Defende-se que essa modalidade de ensino pode se constituir em espaço para a produção do conhecimento, tendo como princípios a relação ensino-pesquisa e a articulação teoria e prática. Conclui-se que a atual conjuntura exige profissionais com capacidade/habilidades que não se desenvolvem em ambientes destituídos de pesquisa, de relação entre os saberes e com a prática social que os gerou. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1994 10.15628/holos.2014.1994 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1994 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2014.1994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1994/800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2014): Edição Especial - II Colóquio "A Produção do Conhecimento em Educação Profissional"; 24-36 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620562649088 |