POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Analia de Jesus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Maria Cecília de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2891
Resumo: O presente texto confronta a historicidade da Educação Física no Brasil com a Lei nº 10.639/03 (que obriga a história e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio), buscando situar este componente curricular da educação básica na difusão e implementação da referida lei. O objetivo é propiciar discussões para a compreensão de um país culturalmente plural e de uma escola historicamente influenciada por projetos e práticas etnocêntricas. Em outro ponto sugere refletir sobre a importância de se combater toda forma de discriminação e desigualdade na escola e fora dela. Como trabalhar os temas da Cultura Corporal, transitando por uma educação étnico-racial é o que sugere o trabalho, além de analisar possibilidades didático-metodológicas que podem levar o sujeito a reconhecer o valor civilizatório da cultura africana e afro-brasileira. 
id IFRN-3_c4bc65e61c9110bea42b76900d48aa90
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2891
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.cultura corporalescolarelações étnico-raciais.O presente texto confronta a historicidade da Educação Física no Brasil com a Lei nº 10.639/03 (que obriga a história e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio), buscando situar este componente curricular da educação básica na difusão e implementação da referida lei. O objetivo é propiciar discussões para a compreensão de um país culturalmente plural e de uma escola historicamente influenciada por projetos e práticas etnocêntricas. Em outro ponto sugere refletir sobre a importância de se combater toda forma de discriminação e desigualdade na escola e fora dela. Como trabalhar os temas da Cultura Corporal, transitando por uma educação étnico-racial é o que sugere o trabalho, além de analisar possibilidades didático-metodológicas que podem levar o sujeito a reconhecer o valor civilizatório da cultura africana e afro-brasileira. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/289110.15628/holos.2018.2891HOLOS; v. 1 (2018); 193-2001807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2891/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Analia de JesusSilva, Maria Cecília de Paula2022-05-01T19:32:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2891Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:32:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
title POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
spellingShingle POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
Moreira, Analia de Jesus
cultura corporal
escola
relações étnico-raciais.
title_short POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
title_full POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
title_fullStr POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
title_sort POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
author Moreira, Analia de Jesus
author_facet Moreira, Analia de Jesus
Silva, Maria Cecília de Paula
author_role author
author2 Silva, Maria Cecília de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Analia de Jesus
Silva, Maria Cecília de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv cultura corporal
escola
relações étnico-raciais.
topic cultura corporal
escola
relações étnico-raciais.
description O presente texto confronta a historicidade da Educação Física no Brasil com a Lei nº 10.639/03 (que obriga a história e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio), buscando situar este componente curricular da educação básica na difusão e implementação da referida lei. O objetivo é propiciar discussões para a compreensão de um país culturalmente plural e de uma escola historicamente influenciada por projetos e práticas etnocêntricas. Em outro ponto sugere refletir sobre a importância de se combater toda forma de discriminação e desigualdade na escola e fora dela. Como trabalhar os temas da Cultura Corporal, transitando por uma educação étnico-racial é o que sugere o trabalho, além de analisar possibilidades didático-metodológicas que podem levar o sujeito a reconhecer o valor civilizatório da cultura africana e afro-brasileira. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2891
10.15628/holos.2018.2891
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2891
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.2891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2891/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2018); 193-200
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621118394368