COMO OS DOCENTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS COMPARTILHAM A GESTÃO DA INDISCIPLINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Icaro Alencar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Márcia Costa, Marques, Larissa Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3301
Resumo: A indisciplina é um fator presente no âmbito educacional e, por ter uma complexidade de causas que a propiciam, requer um trabalho em conjunto de todos os atores educacionais. Para tanto esta pesquisa de campo e explicativa tem como objetivo investigar, por meio de questionário, como os docentes que lecionam nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Câmpus Campina Grande gerenciam a indisciplina em sala de aula, mais especificamente como ocorre a gestão compartilhada dos comportamentos indisciplinados dos discentes em sala de aula, entre professores e demais setores e agentes educacionais desta instituição. Os resultados apontam que a maior parte dos professores investigados não solicita auxílio para tratar de questões de indisciplina, e para aqueles que costumam solicitar ajuda apenas raramente o fazem, assim como a Coordenação Pedagógica, a Coordenação de Assistência ao Estudante e as Auxiliares Educacionais são as principais fontes de apoio para a maioria. Os resultados deste trabalho ampliam a possibilidade de se investigar, por exemplo, os motivos que levam os docentes a não solicitarem apoio mediante os casos de indisciplina.
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