Representações sobre indisciplina em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3666 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_d1a6950e81e5af4216f9b39a6a49d8d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3666 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações sobre indisciplina em adolescentesRepresentações da indisciplinaEnsino regularCurso de educação e formação (CEF)Concept of indisciplineRegular schoolSpecial educationDissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo teve objetivo analisar as representações que os alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade do Ensino Regular e 8º e 9º ano de escolaridade do Curso de Educação e Formação (CEF) têm acerca da indisciplina. Assim, e como forma de efetuar esta análise, foi realizado um estudo quantitativo de caráter comparativo e correlacional. No presente estudo participaram 200 alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico de duas escolas públicas do Concelho de Almeirim, sendo utilizado como instrumento, um questionário. Os dados evidenciaram que, de uma forma global, as representações sobre a indisciplina diferem em parte em função do género, da faixa etária e do tipo de ensino. Por outro lado, não se verificou qualquer relação significativa entre a variável “habilitações literárias dos pais” e a representação dos participantes sobre indisciplina.ABSTRACT------The goal of this study is to assess the notions that middle school students from both regular school and special education have of the concept of indiscipline. With this in mind, a quantitative study of comparative data and correlation was made: 200 hundred middle school students that attend one of these programs were chosen from two schools in the Almeirim county and submitted to an inquiry. The data provided by the inquiry’s answers suggests that the notions the students have of indiscipline change with gender, age range and type of school. On the other hand, it does not establish a connection between their definition of indiscipline and the qualifications of the average citizen.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPACampos, Ana Sofia Castelo2015-05-16T10:28:08Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3666201096730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:30Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:32.963552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sobre indisciplina em adolescentes |
title |
Representações sobre indisciplina em adolescentes |
spellingShingle |
Representações sobre indisciplina em adolescentes Campos, Ana Sofia Castelo Representações da indisciplina Ensino regular Curso de educação e formação (CEF) Concept of indiscipline Regular school Special education |
title_short |
Representações sobre indisciplina em adolescentes |
title_full |
Representações sobre indisciplina em adolescentes |
title_fullStr |
Representações sobre indisciplina em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Representações sobre indisciplina em adolescentes |
title_sort |
Representações sobre indisciplina em adolescentes |
author |
Campos, Ana Sofia Castelo |
author_facet |
Campos, Ana Sofia Castelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ana Sofia Castelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações da indisciplina Ensino regular Curso de educação e formação (CEF) Concept of indiscipline Regular school Special education |
topic |
Representações da indisciplina Ensino regular Curso de educação e formação (CEF) Concept of indiscipline Regular school Special education |
description |
Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2015-05-16T10:28:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3666 201096730 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3666 |
identifier_str_mv |
201096730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130076367814656 |