Representações sobre indisciplina em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Sofia Castelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3666
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_d1a6950e81e5af4216f9b39a6a49d8d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações sobre indisciplina em adolescentesRepresentações da indisciplinaEnsino regularCurso de educação e formação (CEF)Concept of indisciplineRegular schoolSpecial educationDissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo teve objetivo analisar as representações que os alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade do Ensino Regular e 8º e 9º ano de escolaridade do Curso de Educação e Formação (CEF) têm acerca da indisciplina. Assim, e como forma de efetuar esta análise, foi realizado um estudo quantitativo de caráter comparativo e correlacional. No presente estudo participaram 200 alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico de duas escolas públicas do Concelho de Almeirim, sendo utilizado como instrumento, um questionário. Os dados evidenciaram que, de uma forma global, as representações sobre a indisciplina diferem em parte em função do género, da faixa etária e do tipo de ensino. Por outro lado, não se verificou qualquer relação significativa entre a variável “habilitações literárias dos pais” e a representação dos participantes sobre indisciplina.ABSTRACT------The goal of this study is to assess the notions that middle school students from both regular school and special education have of the concept of indiscipline. With this in mind, a quantitative study of comparative data and correlation was made: 200 hundred middle school students that attend one of these programs were chosen from two schools in the Almeirim county and submitted to an inquiry. The data provided by the inquiry’s answers suggests that the notions the students have of indiscipline change with gender, age range and type of school. On the other hand, it does not establish a connection between their definition of indiscipline and the qualifications of the average citizen.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPACampos, Ana Sofia Castelo2015-05-16T10:28:08Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3666201096730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:30Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:32.963552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações sobre indisciplina em adolescentes
title Representações sobre indisciplina em adolescentes
spellingShingle Representações sobre indisciplina em adolescentes
Campos, Ana Sofia Castelo
Representações da indisciplina
Ensino regular
Curso de educação e formação (CEF)
Concept of indiscipline
Regular school
Special education
title_short Representações sobre indisciplina em adolescentes
title_full Representações sobre indisciplina em adolescentes
title_fullStr Representações sobre indisciplina em adolescentes
title_full_unstemmed Representações sobre indisciplina em adolescentes
title_sort Representações sobre indisciplina em adolescentes
author Campos, Ana Sofia Castelo
author_facet Campos, Ana Sofia Castelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Sofia Castelo
dc.subject.por.fl_str_mv Representações da indisciplina
Ensino regular
Curso de educação e formação (CEF)
Concept of indiscipline
Regular school
Special education
topic Representações da indisciplina
Ensino regular
Curso de educação e formação (CEF)
Concept of indiscipline
Regular school
Special education
description Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-16T10:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3666
201096730
url http://hdl.handle.net/10400.12/3666
identifier_str_mv 201096730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130076367814656