AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM NATAL-RN (1957-1964)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4179 |
Resumo: | Este artigo analisa as políticas de educação no município de Natal, Rio Grande do Norte, entre os anos de 1957 e 1964. Ao mesmo tempo busca uma reflexão sobre os modos como tais políticas foram elaboradas e executadas pela Prefeitura Municipal de Natal numa perspectiva da Educação Popular. Assumimos uma abordagem qualitativa, contemplando análise documental, bibliográfica, utilizando elementos do paradigma indiciário no viés da História Cultural. A pesquisa evidenciou que o processo histórico existenciado em várias dimensões pela sociedade natalense, em meados do século XX, floresceu a partir de três raízes: a) participação e diálogo entre a prefeitura e a população natalense; b) construção e reconstrução das práticas pedagógicas priorizando, em seus programas de ação, a alfabetização para todos; c) democratização da cultura. Essas raízes transformaram a Cidade de Natal, durante os sete anos da administração Djalma Maranhão em uma cidade educadora e as políticas educacionais elaboradas e executadas pela equipe dessa gestão em políticas de educação popular. |
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AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM NATAL-RN (1957-1964)Políticas educacionaisEducação popularCidade educadoraDjalma MaranhãoEste artigo analisa as políticas de educação no município de Natal, Rio Grande do Norte, entre os anos de 1957 e 1964. Ao mesmo tempo busca uma reflexão sobre os modos como tais políticas foram elaboradas e executadas pela Prefeitura Municipal de Natal numa perspectiva da Educação Popular. Assumimos uma abordagem qualitativa, contemplando análise documental, bibliográfica, utilizando elementos do paradigma indiciário no viés da História Cultural. A pesquisa evidenciou que o processo histórico existenciado em várias dimensões pela sociedade natalense, em meados do século XX, floresceu a partir de três raízes: a) participação e diálogo entre a prefeitura e a população natalense; b) construção e reconstrução das práticas pedagógicas priorizando, em seus programas de ação, a alfabetização para todos; c) democratização da cultura. Essas raízes transformaram a Cidade de Natal, durante os sete anos da administração Djalma Maranhão em uma cidade educadora e as políticas educacionais elaboradas e executadas pela equipe dessa gestão em políticas de educação popular.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/417910.15628/holos.2016.4179HOLOS; v. 2 (2016); 208-2301807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4179/1444Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Junior, Walter PinheiroPinheiro, Rossana Kess BritoMarques, Berenice Pinto2022-05-01T20:22:17Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4179Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:17Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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