A campanha de pé no chão também se aprende a ler : nacionalismo, educação e cultura popular em Natal – RN (1956 – 1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Bruno Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235363
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar os princípios ideológicos do prefeito Djalma Maranhão (1956-1964) e de seus aliados durante sua gestão em Natal, capital potiguar. Assim, questionar-se-á qual a sua ideia de nacionalismo, partindo do principal projeto arquitetado pela prefeitura à época, qual seja, a Campanha de erradicação do analfabetismo, denominada “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, em alusão às crianças e aos adultos que seriam atendidos, oriundos dos bairros periféricos de Natal. As concepções de educação e de cultura popular que inspiraram essa iniciativa também serão estudadas. Por fim, também temos a reação do então instaurado governo ditatorial militar à Campanha e seus idealizadores, que culminou com a extinção do projeto e com a perseguição daqueles que contribuíram para sua execução. Para tanto, foram consultados livros de algumas personagens envolvidas com a Campanha, assim como relatórios do serviço diplomático dos Estados Unidos no Brasil, que traçam a trajetória da Campanha e as percepções quanto à figura de Maranhão.
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spelling Batista, Bruno SoaresRodeghero, Carla Simone2022-02-19T04:41:44Z2019http://hdl.handle.net/10183/235363001136782Esta monografia tem por objetivo analisar os princípios ideológicos do prefeito Djalma Maranhão (1956-1964) e de seus aliados durante sua gestão em Natal, capital potiguar. Assim, questionar-se-á qual a sua ideia de nacionalismo, partindo do principal projeto arquitetado pela prefeitura à época, qual seja, a Campanha de erradicação do analfabetismo, denominada “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, em alusão às crianças e aos adultos que seriam atendidos, oriundos dos bairros periféricos de Natal. As concepções de educação e de cultura popular que inspiraram essa iniciativa também serão estudadas. Por fim, também temos a reação do então instaurado governo ditatorial militar à Campanha e seus idealizadores, que culminou com a extinção do projeto e com a perseguição daqueles que contribuíram para sua execução. Para tanto, foram consultados livros de algumas personagens envolvidas com a Campanha, assim como relatórios do serviço diplomático dos Estados Unidos no Brasil, que traçam a trajetória da Campanha e as percepções quanto à figura de Maranhão.This monograph aims to analyze the ideological principles of Mayor Djalma Maranhão (1956-1964) and his allies during his management in Natal, capital of Rio Grande do Norte state. Thus, it will be questioned what is its idea of nationalism, starting from the main project designed by the city at the time, namely the Campaign for the eradication of illiteracy, called “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, alluding to the children and adults who would be cared for, coming from the outskirts of Natal. The conceptions of education and popular culture that inspired this initiative will also be studied. Finally, we also have the reaction of the then-established military dictatorial government to the Campaign and its creators, which culminated in the extinction of the project and the persecution of those who contributed to its execution. To this end, books of some characters involved with the Campaign were consulted, as well as reports from the United States Diplomatic Service in Brazil, which trace the Campaign's trajectory and the perceptions of the Maranhão figure.application/pdfporMaranhão, Djalma, 1915-1971NacionalismoCultura popularNatal (RN)NationalismEducationPopular cultureDjalma MaranhãoDe Pé no Chão Também se Aprende a LerA campanha de pé no chão também se aprende a ler : nacionalismo, educação e cultura popular em Natal – RN (1956 – 1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136782.pdf.txt001136782.pdf.txtExtracted Texttext/plain179850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235363/2/001136782.pdf.txta4a0ee3114474ca8eb2c721fc728e36eMD52ORIGINAL001136782.pdfTexto completoapplication/pdf1045473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235363/1/001136782.pdf87f76c22991007f5b4f552b835acfbcaMD5110183/2353632022-08-06 04:44:56.372821oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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