PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Albino Oliveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nunes, Albano Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/100
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio foram elaborados para guiar a prática docente rumo a uma reforma educacional pretendida para o modelo brasileiro em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, 1996). Esse documento foi elaborado por especialistas das diversas áreas a pedido do Ministério da Educação, processo distinto do desejado que seria a construção em processo democrático onde os professores tivessem a possibilidade de produzir um documento que orientaria a direção de suas práticas pedagógicas, onde o docente se sentiria como co-participante do processo. Além disso, há que se levar em consideração a adequação deste documento quanto ao objetivo de orientar a (re)construção curricular. Notadamente na secção PCN – Conhecimentos de Química, este documento apresenta insuficiências significativas para o seu propósito, tais como: superficialidade, discurso autoritário, etc. Contudo, o PCN – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, pode ser visto como um marco, uma vez que fomenta o debate sobre a reestruturação curricular do ensino de ciências e matemática em nosso país.
id IFRN-3_f849c12f481ed10bc7b65038ab8e06f5
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/100
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio foram elaborados para guiar a prática docente rumo a uma reforma educacional pretendida para o modelo brasileiro em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, 1996). Esse documento foi elaborado por especialistas das diversas áreas a pedido do Ministério da Educação, processo distinto do desejado que seria a construção em processo democrático onde os professores tivessem a possibilidade de produzir um documento que orientaria a direção de suas práticas pedagógicas, onde o docente se sentiria como co-participante do processo. Além disso, há que se levar em consideração a adequação deste documento quanto ao objetivo de orientar a (re)construção curricular. Notadamente na secção PCN – Conhecimentos de Química, este documento apresenta insuficiências significativas para o seu propósito, tais como: superficialidade, discurso autoritário, etc. Contudo, o PCN – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, pode ser visto como um marco, uma vez que fomenta o debate sobre a reestruturação curricular do ensino de ciências e matemática em nosso país.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2008-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10010.15628/holos.2007.100HOLOS; v. 2 (2007); 105-1131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/100/102Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Albino OliveiraNunes, Albano Oliveira2022-05-01T20:51:59Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/100Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:51:59Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
title PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
spellingShingle PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
Nunes, Albino Oliveira
title_short PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
title_full PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
title_fullStr PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
title_full_unstemmed PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
title_sort PCN - CONHECIMENTOS DE QUÍMICA, UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS.
author Nunes, Albino Oliveira
author_facet Nunes, Albino Oliveira
Nunes, Albano Oliveira
author_role author
author2 Nunes, Albano Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Albino Oliveira
Nunes, Albano Oliveira
description Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio foram elaborados para guiar a prática docente rumo a uma reforma educacional pretendida para o modelo brasileiro em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, 1996). Esse documento foi elaborado por especialistas das diversas áreas a pedido do Ministério da Educação, processo distinto do desejado que seria a construção em processo democrático onde os professores tivessem a possibilidade de produzir um documento que orientaria a direção de suas práticas pedagógicas, onde o docente se sentiria como co-participante do processo. Além disso, há que se levar em consideração a adequação deste documento quanto ao objetivo de orientar a (re)construção curricular. Notadamente na secção PCN – Conhecimentos de Química, este documento apresenta insuficiências significativas para o seu propósito, tais como: superficialidade, discurso autoritário, etc. Contudo, o PCN – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, pode ser visto como um marco, uma vez que fomenta o debate sobre a reestruturação curricular do ensino de ciências e matemática em nosso país.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/100
10.15628/holos.2007.100
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/100
identifier_str_mv 10.15628/holos.2007.100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/100/102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2007); 105-113
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617244954624