Políticas públicas de educação especial e suas interfaces com educação profissional para pessoas com deficiência
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1284 |
Resumo: | O presente artigo tem como base empírica estudos bibliográficos e representa um pequeno recorte no que concerne à Educação Profissional destinada para pessoas com deficiência e suas relações com as políticas de Educação Especial da década de 1990 a 2008. Tem como objetivo refletir sobre essas políticas, observando que já em 1994, o Brasil sinalizava uma perspectiva de organização dos sistemas de ensino em relação às pessoas com deficiência através da Política Nacional de Educação Especial. Lei, Resoluções e Decretos analisados no espaço temporal estudado e Políticas permeadas pelo paradigma da integração ou da inclusão, revelam que a ausência de verbas definidas e ações baseadas em projetos e programas marcam a trajetória histórica da Política de Educação Especial e Profissional brasileira. Destarte, os processos efetivos de inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de Educação Profissional são ínfimos e não operou mudanças significativas na inserção desses jovens com deficiência no mundo do trabalho. |
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Lei, Resoluções e Decretos analisados no espaço temporal estudado e Políticas permeadas pelo paradigma da integração ou da inclusão, revelam que a ausência de verbas definidas e ações baseadas em projetos e programas marcam a trajetória histórica da Política de Educação Especial e Profissional brasileira. Destarte, os processos efetivos de inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de Educação Profissional são ínfimos e não operou mudanças significativas na inserção desses jovens com deficiência no mundo do trabalho.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - CentralColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação ProfissionalEducação ProfissionalPolíticas de Educação EspecialPessoa com DeficiênciaInclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do TrabalhoPolíticas públicas de educação especial e suas interfaces com educação profissional para pessoas com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3Alencar, Ligyanne Karla deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILPOLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS INTERFACES COM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.pdf.jpgPOLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS INTERFACES COM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6140http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1284/4/POL%C3%8DTICAS+P%C3%9ABLICAS+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+ESPECIAL+E+SUAS+INTERFACES+COM+EDUCA%C3%87%C3%83O+PROFISSIONAL+PARA+PESSOAS+COM+DEFICI%C3%8ANCIA.pdf.jpg3bf08f740e626d13c21acc7959805f45MD54TEXTPOLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS INTERFACES COM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.pdf.txtPOLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS INTERFACES COM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.pdf.txtExtracted texttext/plain32487http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1284/3/POL%C3%8DTICAS+P%C3%9ABLICAS+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+ESPECIAL+E+SUAS+INTERFACES+COM+EDUCA%C3%87%C3%83O+PROFISSIONAL+PARA+PESSOAS+COM+DEFICI%C3%8ANCIA.pdf.txt5a1c0458041c4a7cb94a9b7138671b38MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O presente artigo tem como base empírica estudos bibliográficos e representa um pequeno recorte no que concerne à Educação Profissional destinada para pessoas com deficiência e suas relações com as políticas de Educação Especial da década de 1990 a 2008. Tem como objetivo refletir sobre essas políticas, observando que já em 1994, o Brasil sinalizava uma perspectiva de organização dos sistemas de ensino em relação às pessoas com deficiência através da Política Nacional de Educação Especial. Lei, Resoluções e Decretos analisados no espaço temporal estudado e Políticas permeadas pelo paradigma da integração ou da inclusão, revelam que a ausência de verbas definidas e ações baseadas em projetos e programas marcam a trajetória histórica da Política de Educação Especial e Profissional brasileira. Destarte, os processos efetivos de inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de Educação Profissional são ínfimos e não operou mudanças significativas na inserção desses jovens com deficiência no mundo do trabalho. |
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