Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
Texto Completo: | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1427 |
Resumo: | Uma realidade nos dias atuais, o e-commerce propicia conforto e praticidade à população que, frequentemente, encontra-se ocupada demais para se deslocar até uma loja física; e às empresas, uma redução de gastos, visto que só precisam gastar com estoque e manutenção do site. Esse modelo de negócio não pode ser gerido da mesma forma que uma loja física. Todavia, transgressões online – ou seja, comportamentos que quebram regras, explícitas ou não, em uma relação de consumo – também ocorrem e, para o consumidor virtual, é muito fácil optar por um concorrente, pois eles encontram-se “a um clique de distância”. Posto isso, o advento das redes sociais, hoje, também apresenta certa influência sobre o comportamento de compra do consumidor virtual. Assim sendo, se faz necessário um estudo mais aprofundado no que tange a influência das mídias sociais no e-commerce, bem como apresentar o comportamento de compra dos clientes online e como transgressões afetam a opinião de clientes e consumidores. Nessa perspectiva, o estudo foi realizado em três etapas: a primeira sendo uma pesquisa bibliográfica, buscando maior dimensionamento teórico acerca do assunto abordado, bem como suas ramificações; a segunda etapa foi a formulação e aplicação de questionário objetivo para os consumidores virtuais; e a terceira foi um questionário subjetivo, o qual permitiu respostas complexas dos entrevistados. As perguntas objetivas foram disponibilizadas online, através da plataforma Questionários Google, visto que é neste local onde nosso objeto de estudo se encontra, além disso, é uma forma de aplicação caracterizada pela praticidade e baixo custo. Após a tabulação do material obtido, os principais resultados apontaram que as redes sociais são um dos principais lugares onde os consumidores buscam informações sobre as organizações, bem como no próprio site. Ainda se constatou que estas são mais influenciadoras que os próprios sites consumeristas. Ademais, constatou-se que o preço é um grande influenciador para o retorno do cliente, mesmo que nada tenha sido feito, e a devolução do dinheiro ou substituição do produto, de acordo com os entrevistados, é uma das atitudes mais recomendadas a serem tomadas pela empresa transgressora. |
id |
IFRN_542c6bf912754ee1584e89b376109f2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1044/1427 |
network_acronym_str |
IFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-02-01T12:08:05Z2018-02-01T12:08:05Z2017-12-07SOUZA, Glicia Kaliane Lucas Machado de. Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Natal, 2017.http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1427Submitted by Paulo Roberto Pimentel Duavy (paulo.duavy@ifrn.edu.br) on 2017-12-26T20:10:15Z No. of bitstreams: 1 Glícia (FINAL).pdf: 340144 bytes, checksum: 3431e174d89bad0349e1ae6c2d6f5744 (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Oliveira de Macedo Cavalcanti (vanessa.cavalcanti@ifrn.edu.br) on 2018-02-01T12:08:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Glícia (FINAL).pdf: 340144 bytes, checksum: 3431e174d89bad0349e1ae6c2d6f5744 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-01T12:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glícia (FINAL).pdf: 340144 bytes, checksum: 3431e174d89bad0349e1ae6c2d6f5744 (MD5) Previous issue date: 2017-12-07Uma realidade nos dias atuais, o e-commerce propicia conforto e praticidade à população que, frequentemente, encontra-se ocupada demais para se deslocar até uma loja física; e às empresas, uma redução de gastos, visto que só precisam gastar com estoque e manutenção do site. Esse modelo de negócio não pode ser gerido da mesma forma que uma loja física. Todavia, transgressões online – ou seja, comportamentos que quebram regras, explícitas ou não, em uma relação de consumo – também ocorrem e, para o consumidor virtual, é muito fácil optar por um concorrente, pois eles encontram-se “a um clique de distância”. Posto isso, o advento das redes sociais, hoje, também apresenta certa influência sobre o comportamento de compra do consumidor virtual. Assim sendo, se faz necessário um estudo mais aprofundado no que tange a influência das mídias sociais no e-commerce, bem como apresentar o comportamento de compra dos clientes online e como transgressões afetam a opinião de clientes e consumidores. Nessa perspectiva, o estudo foi realizado em três etapas: a primeira sendo uma pesquisa bibliográfica, buscando maior dimensionamento teórico acerca do assunto abordado, bem como suas ramificações; a segunda etapa foi a formulação e aplicação de questionário objetivo para os consumidores virtuais; e a terceira foi um questionário subjetivo, o qual permitiu respostas complexas dos entrevistados. As perguntas objetivas foram disponibilizadas online, através da plataforma Questionários Google, visto que é neste local onde nosso objeto de estudo se encontra, além disso, é uma forma de aplicação caracterizada pela praticidade e baixo custo. Após a tabulação do material obtido, os principais resultados apontaram que as redes sociais são um dos principais lugares onde os consumidores buscam informações sobre as organizações, bem como no próprio site. Ainda se constatou que estas são mais influenciadoras que os próprios sites consumeristas. Ademais, constatou-se que o preço é um grande influenciador para o retorno do cliente, mesmo que nada tenha sido feito, e a devolução do dinheiro ou substituição do produto, de acordo com os entrevistados, é uma das atitudes mais recomendadas a serem tomadas pela empresa transgressora.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilNatal - Zona NorteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASE-commerceTransgressãoRedes sociaisSites consumeristasComportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDuavy, Paulo Roberto Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/8690320052705962Silva Filho, Alexandre Magnos dahttp://lattes.cnpq.br/1319524321665639Duavy, Paulo Roberto Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/8690320052705962Braga, Paulo de Tarso Silvahttp://lattes.cnpq.br/0422960634928478http://lattes.cnpq.br/1135376567551616Souza, Glícia Kaliane Lucas Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN)instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNTHUMBNAILComportamento do consumidor virtual após transgressão a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce.pdf.jpgComportamento do consumidor virtual após transgressão a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5161http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/5/Comportamento+do+consumidor+virtual+ap%C3%B3s+transgress%C3%A3o+a+influ%C3%AAncia+das+redes+sociais+e+sites+consumeristas+no+e-commerce.pdf.jpga738f0d5423ec64a7118525cf0e6408aMD55TEXTComportamento do consumidor virtual após transgressão a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce.pdf.txtComportamento do consumidor virtual após transgressão a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce.pdf.txtExtracted texttext/plain51448http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/4/Comportamento+do+consumidor+virtual+ap%C3%B3s+transgress%C3%A3o+a+influ%C3%AAncia+das+redes+sociais+e+sites+consumeristas+no+e-commerce.pdf.txt666f02dd5605bb61061987e7ae256acdMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALComportamento do consumidor virtual após transgressão a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce.pdfComportamento do consumidor virtual após transgressão a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce.pdfapplication/pdf340144http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/3/Comportamento+do+consumidor+virtual+ap%C3%B3s+transgress%C3%A3o+a+influ%C3%AAncia+das+redes+sociais+e+sites+consumeristas+no+e-commerce.pdf3431e174d89bad0349e1ae6c2d6f5744MD531044/14272018-02-01 09:30:11.368oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttps://memoria.ifrn.edu.br/oai/memoria@ifrn.edu.bropendoar:2018-02-01T12:30:11Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce |
title |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce Souza, Glícia Kaliane Lucas Machado de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS E-commerce Transgressão Redes sociais Sites consumeristas |
title_short |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce |
title_full |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce |
title_sort |
Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce |
author |
Souza, Glícia Kaliane Lucas Machado de |
author_facet |
Souza, Glícia Kaliane Lucas Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duavy, Paulo Roberto Pimentel |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8690320052705962 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silva Filho, Alexandre Magnos da |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1319524321665639 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Duavy, Paulo Roberto Pimentel |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8690320052705962 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Braga, Paulo de Tarso Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0422960634928478 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1135376567551616 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Glícia Kaliane Lucas Machado de |
contributor_str_mv |
Duavy, Paulo Roberto Pimentel Silva Filho, Alexandre Magnos da Duavy, Paulo Roberto Pimentel Braga, Paulo de Tarso Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS E-commerce Transgressão Redes sociais Sites consumeristas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce Transgressão Redes sociais Sites consumeristas |
description |
Uma realidade nos dias atuais, o e-commerce propicia conforto e praticidade à população que, frequentemente, encontra-se ocupada demais para se deslocar até uma loja física; e às empresas, uma redução de gastos, visto que só precisam gastar com estoque e manutenção do site. Esse modelo de negócio não pode ser gerido da mesma forma que uma loja física. Todavia, transgressões online – ou seja, comportamentos que quebram regras, explícitas ou não, em uma relação de consumo – também ocorrem e, para o consumidor virtual, é muito fácil optar por um concorrente, pois eles encontram-se “a um clique de distância”. Posto isso, o advento das redes sociais, hoje, também apresenta certa influência sobre o comportamento de compra do consumidor virtual. Assim sendo, se faz necessário um estudo mais aprofundado no que tange a influência das mídias sociais no e-commerce, bem como apresentar o comportamento de compra dos clientes online e como transgressões afetam a opinião de clientes e consumidores. Nessa perspectiva, o estudo foi realizado em três etapas: a primeira sendo uma pesquisa bibliográfica, buscando maior dimensionamento teórico acerca do assunto abordado, bem como suas ramificações; a segunda etapa foi a formulação e aplicação de questionário objetivo para os consumidores virtuais; e a terceira foi um questionário subjetivo, o qual permitiu respostas complexas dos entrevistados. As perguntas objetivas foram disponibilizadas online, através da plataforma Questionários Google, visto que é neste local onde nosso objeto de estudo se encontra, além disso, é uma forma de aplicação caracterizada pela praticidade e baixo custo. Após a tabulação do material obtido, os principais resultados apontaram que as redes sociais são um dos principais lugares onde os consumidores buscam informações sobre as organizações, bem como no próprio site. Ainda se constatou que estas são mais influenciadoras que os próprios sites consumeristas. Ademais, constatou-se que o preço é um grande influenciador para o retorno do cliente, mesmo que nada tenha sido feito, e a devolução do dinheiro ou substituição do produto, de acordo com os entrevistados, é uma das atitudes mais recomendadas a serem tomadas pela empresa transgressora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-01T12:08:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-01T12:08:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Glicia Kaliane Lucas Machado de. Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1427 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Glicia Kaliane Lucas Machado de. Comportamento do consumidor virtual após transgressão: a influência das redes sociais e sites consumeristas no e-commerce. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Comércio)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Natal, 2017. |
url |
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
IFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Natal - Zona Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Memoria (IFRN) instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
collection |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/5/Comportamento+do+consumidor+virtual+ap%C3%B3s+transgress%C3%A3o+a+influ%C3%AAncia+das+redes+sociais+e+sites+consumeristas+no+e-commerce.pdf.jpg http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/4/Comportamento+do+consumidor+virtual+ap%C3%B3s+transgress%C3%A3o+a+influ%C3%AAncia+das+redes+sociais+e+sites+consumeristas+no+e-commerce.pdf.txt http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/2/license.txt http://localhost:8080/xmlui/bitstream/1044/1427/3/Comportamento+do+consumidor+virtual+ap%C3%B3s+transgress%C3%A3o+a+influ%C3%AAncia+das+redes+sociais+e+sites+consumeristas+no+e-commerce.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a738f0d5423ec64a7118525cf0e6408a 666f02dd5605bb61061987e7ae256acd 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3431e174d89bad0349e1ae6c2d6f5744 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Memoria (IFRN) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
memoria@ifrn.edu.br |
_version_ |
1809748220070330368 |