O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196 |
Resumo: | O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. |
id |
UFC-10_f13f045e317a65c19636b053f3e496ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/40196 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento SistemáticoFormação humana integralRede Federal de Educação ProfissionalCientífica e Tecnológicatécnica de prospecção.Ensino Médio IntegradoO artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/4019610.29148/labor.v1i21.40196Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 31-551983-500010.29148/revista labor.v1i21reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf10.29148/revista labor.v1i21.40196.g97241Copyright (c) 2019 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Cristiani HembeckerSilva, Luciana de Sousa Alves daSilva, Rita de Cássia Gomes daPereira, Álvaro Itaúna SchalcherRibeiro, Francisco Adelton Alves2020-04-27T15:31:43Zoai:periodicos.ufc:article/40196Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:31:43Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
spellingShingle |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático Bonfim, Cristiani Hembecker Formação humana integral Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica técnica de prospecção. Ensino Médio Integrado |
title_short |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_full |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_fullStr |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_full_unstemmed |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_sort |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
author |
Bonfim, Cristiani Hembecker |
author_facet |
Bonfim, Cristiani Hembecker Silva, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher Ribeiro, Francisco Adelton Alves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher Ribeiro, Francisco Adelton Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfim, Cristiani Hembecker Silva, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher Ribeiro, Francisco Adelton Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação humana integral Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica técnica de prospecção. Ensino Médio Integrado |
topic |
Formação humana integral Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica técnica de prospecção. Ensino Médio Integrado |
description |
O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196 10.29148/labor.v1i21.40196 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v1i21.40196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf 10.29148/revista labor.v1i21.40196.g97241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 31-55 1983-5000 10.29148/revista labor.v1i21 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454506497277952 |