Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Angela Maria Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_1339c29c9069c3675a1f0b18e3afc689
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1140
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de CacoalGeometriaAprendizagemSólidos GeométricosGeometryLearningGeometric SolidsTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente trabalho pretende evidenciar a dinâmica diante da problematização relacionada ao ensino da geometria na sala de aula, com foco voltado para a teoria e a prática na sistematização da aprendizagem do aluno. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura, onde se trata de uma leitura atenta e sistemática, que se faz acompanhada de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir de fundamentação teórica ao estudo, principalmente na atualidade com formações para auxiliar na prática pedagógica, palavras devem condizer com a prática, ou seja, teoria e prática devem caminhar juntas. Durante o processo ensino aprendizagem é necessário inovar na dinâmica das aulas. Muitos estudos são realizados na tentativa de tornar a prática de ensino mais significativa, sem perder de foco o desenvolvimento das habilidades necessárias para construir o conhecimento. Uma das principais práticas pedagógicas realizada é ensinar conceitos geométricos a partir da confecção de sólidos geométricos. Desse modo, conhecer e buscar novas metodologias para o seu ensino, passa a ser um fator importantíssimo, nesse contexto, no intuito de que o professor possa obter êxito em sua jornada.The present work intends to show the dynamics before the problematization related to the teaching of geometry in the classroom, focusing on theory and practice in the systematization of student learning. All material collected must be screened, from which it is possible to establish a reading plan, which is a careful and systematic reading, which is accompanied by annotations and records that may serve as a theoretical basis for the study, especially nowadays with formations to assist in pedagogical practice, words must match with practice, that is, theory and practice should walk together. During the learning teaching process it is necessary to innovate in the dynamics of the classes. Many studies are carried out in an attempt to make teaching practice more meaningful without losing focus on the development of the skills needed to build knowledge. One of the main pedagogical practices carried out is to teach geometric concepts from the construction of geometric solids. In this way, knowing and seeking new methodologies for teaching, becomes a very important factor, in this context, in order that the teacher can succeed in his journeyCampus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasJesus, Sérgio Nunes deSouza, Angela Maria Santos de2024-08-21T17:52:32Z2024-08-21T17:52:32Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Angela Maria Santos de. Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6°e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:26Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1140Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:26Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
title Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
spellingShingle Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
Souza, Angela Maria Santos de
Geometria
Aprendizagem
Sólidos Geométricos
Geometry
Learning
Geometric Solids
title_short Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
title_full Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
title_fullStr Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
title_full_unstemmed Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
title_sort Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
author Souza, Angela Maria Santos de
author_facet Souza, Angela Maria Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jesus, Sérgio Nunes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Angela Maria Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Aprendizagem
Sólidos Geométricos
Geometry
Learning
Geometric Solids
topic Geometria
Aprendizagem
Sólidos Geométricos
Geometry
Learning
Geometric Solids
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-08-21T17:52:32Z
2024-08-21T17:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Angela Maria Santos de. Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6°e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140
identifier_str_mv SOUZA, Angela Maria Santos de. Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6°e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580645900288