As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Geisi Kerlly Florentina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1118
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_158eb5bd1d8d8c5a6ac7e47063d80d3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1118
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-ROGeometriaNaturezaFormas geométricasAprendizagem significativaGeometryNatureGeometric shapesMeaningful learningTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente trabalho tem como objetivo discutir a aprendizagem significativa por meio do processo de ensino e aprendizagem das figuras geométricas planas e espaciais observadas e encontradas na natureza. Levando em consideração a aversão que muitos alunos têm em relação à disciplina de Matemática e que o ensino de Geometria, muitas vezes, é deixado de lado pelos professores, torna-se vigente esta discussão acerca da metodologia abordada neste trabalho. Para isso, os alunos do 3º ano do ensino fundamental “I”, objeto de estudo desta pesquisa, foram levados a observar e registrar as figuras geométricas que localizaram nos fragmentos de floresta observados, sendo eles o Parque Ecológico Municipal de Vilhena e a Trilha Ecológica da AABB. Após a seleção e organização das imagens coletadas, foi organizada uma exposição fotográfica das formas geométricas encontradas na natureza. Deste modo, a realização destas atividades apresentou significância no processo de ensino e aprendizagem das crianças, possibilitando a elas aprofundar o conhecimento em relação ao conteúdo e relacioná-lo com atividades do cotidiano.The present work aims to discuss meaningful learning through the teaching and learning process of the flat and spatial geometric figures observed and found in nature. Taking into account the aversion that many students have regarding the discipline of Mathematics and that the teaching of Geometry is often left aside by teachers, this discussion about the methodology addressed in this work becomes valid. In order to do this, the students of the 3rd year of elementary school "I", object of study of this research, were taken to observe and record the geometric figures that located in the fragments of forest observed, being the Municipal Ecological Park of Vilhena and the Ecological Trail of AABB. After the selection and organization of the collected images, a photographic exhibition of the geometric forms found in nature was organized. In this way, the accomplishment of these activities presented significant in the process of teaching and learning of the children, enabling them to deepen the knowledge regarding the content and relateit to daily activities.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasBarboza, Claudemir MirandaSouza, Geisi Kerlly Florentina2024-08-21T13:42:14Z2024-08-21T13:42:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Geisi Kerlly Florentina. As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO. 2019. 19f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1118porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:33Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1118Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:33Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
title As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
spellingShingle As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
Souza, Geisi Kerlly Florentina
Geometria
Natureza
Formas geométricas
Aprendizagem significativa
Geometry
Nature
Geometric shapes
Meaningful learning
title_short As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
title_full As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
title_fullStr As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
title_full_unstemmed As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
title_sort As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
author Souza, Geisi Kerlly Florentina
author_facet Souza, Geisi Kerlly Florentina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Claudemir Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Geisi Kerlly Florentina
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Natureza
Formas geométricas
Aprendizagem significativa
Geometry
Nature
Geometric shapes
Meaningful learning
topic Geometria
Natureza
Formas geométricas
Aprendizagem significativa
Geometry
Nature
Geometric shapes
Meaningful learning
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-08-21T13:42:14Z
2024-08-21T13:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Geisi Kerlly Florentina. As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO. 2019. 19f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1118
identifier_str_mv SOUZA, Geisi Kerlly Florentina. As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO. 2019. 19f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275580585082880