Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. |
id |
IFRO-1_1339c29c9069c3675a1f0b18e3afc689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1140 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de CacoalGeometriaAprendizagemSólidos GeométricosGeometryLearningGeometric SolidsTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente trabalho pretende evidenciar a dinâmica diante da problematização relacionada ao ensino da geometria na sala de aula, com foco voltado para a teoria e a prática na sistematização da aprendizagem do aluno. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura, onde se trata de uma leitura atenta e sistemática, que se faz acompanhada de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir de fundamentação teórica ao estudo, principalmente na atualidade com formações para auxiliar na prática pedagógica, palavras devem condizer com a prática, ou seja, teoria e prática devem caminhar juntas. Durante o processo ensino aprendizagem é necessário inovar na dinâmica das aulas. Muitos estudos são realizados na tentativa de tornar a prática de ensino mais significativa, sem perder de foco o desenvolvimento das habilidades necessárias para construir o conhecimento. Uma das principais práticas pedagógicas realizada é ensinar conceitos geométricos a partir da confecção de sólidos geométricos. Desse modo, conhecer e buscar novas metodologias para o seu ensino, passa a ser um fator importantíssimo, nesse contexto, no intuito de que o professor possa obter êxito em sua jornada.The present work intends to show the dynamics before the problematization related to the teaching of geometry in the classroom, focusing on theory and practice in the systematization of student learning. All material collected must be screened, from which it is possible to establish a reading plan, which is a careful and systematic reading, which is accompanied by annotations and records that may serve as a theoretical basis for the study, especially nowadays with formations to assist in pedagogical practice, words must match with practice, that is, theory and practice should walk together. During the learning teaching process it is necessary to innovate in the dynamics of the classes. Many studies are carried out in an attempt to make teaching practice more meaningful without losing focus on the development of the skills needed to build knowledge. One of the main pedagogical practices carried out is to teach geometric concepts from the construction of geometric solids. In this way, knowing and seeking new methodologies for teaching, becomes a very important factor, in this context, in order that the teacher can succeed in his journeyCampus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasJesus, Sérgio Nunes deSouza, Angela Maria Santos de2024-08-21T17:52:32Z2024-08-21T17:52:32Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Angela Maria Santos de. Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6°e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T03:00:26Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1140Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-22T03:00:26Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal |
title |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal |
spellingShingle |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal Souza, Angela Maria Santos de Geometria Aprendizagem Sólidos Geométricos Geometry Learning Geometric Solids |
title_short |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal |
title_full |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal |
title_fullStr |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal |
title_full_unstemmed |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal |
title_sort |
Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal |
author |
Souza, Angela Maria Santos de |
author_facet |
Souza, Angela Maria Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jesus, Sérgio Nunes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Angela Maria Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Aprendizagem Sólidos Geométricos Geometry Learning Geometric Solids |
topic |
Geometria Aprendizagem Sólidos Geométricos Geometry Learning Geometric Solids |
description |
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-08-21T17:52:32Z 2024-08-21T17:52:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Angela Maria Santos de. Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6°e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Angela Maria Santos de. Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6°e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275580645900288 |