Percurso histórico geométrico na cidade de Guimarães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66612 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática) |
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Percurso histórico geométrico na cidade de GuimarãesEnsino / aprendizagem matemáticaFormas geométricasGeometria sagradaSimbolismoVesica PiscesTeaching / learning the science mathematicsGeometric shapesSacred geometrySymbolismCiências Naturais::MatemáticasDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática)Nesta dissertação será apresentada a definição, a construção e o simbolismo de formas geométricas. Será exibido um percurso histórico geométrico no centro histórico de Guimarães – Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, apresentando-se um novo olhar sobre as formas construídas. Pretendendose dar uma nova perceção e um significado à geometria que se sente. Será apresentada uma construção de polígonos pela Vesica Pisces no capítulo 5 e no capítulo 6, será feita uma abordagem histórica medieval, incluindo na cidade de Guimarães, promovendo assim a interdisciplinaridade entre Matemática e História. O conteúdo desta dissertação pode ser usado de várias formas em diferentes situações. Em contexto de sala de aula: no conteúdo de aprendizagem “Propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência” inserido no Programa e Metas Curriculares do 3º ciclo e, numa forma mais lúdica, sendo o domínio sugerido “Geometria e Medida”. Desta forma, tentar-se-á atingir duas finalidades principais: “Promover a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e experiência em Matemática e a capacidade da sua aplicação em contextos matemáticos e não matemáticos” e “Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de reconhecer e valorizar o papel cultural e social desta ciência”. Numa situação mais geral, poderá ser direcionada a um público mais vasto através da promoção de uma palestra.In this dissertation will be presented the definition, the construction and the symbolism of geometrical forms. Will be described a geometrical history tour in the historical centre of Guimarães – Church of Nossa Senhora da Oliveira, showing a new look over the constructed forms. Intending to give a new perception and meaning to the geometry that one feels. In chapter 5 we present a construction of the polygons by Vesica Pisces, in chapter 6 we provide a short summary of medieval history, including the city of Guimarães, promoting therefore the interdisciplinary between Mathematics and History. The contents of this dissertation can be used in various and different ways. In the classroom context: in the learning content “Properties of angles, chords and arcs defined in a circle” inserted in the Program and Curriculum Goals of the 3rd cycle and, in a more playful way, being the suggested domain “Geometry and Measurement”. In this way, we will try to achieve two main purposes: “Promote the acquisition and development of knowledge and experience in mathematics and the ability to apply it in mathematical and non-mathematical contexts” and “Develop positive attitudes towards mathematics and the ability to recognize and value the cultural and social role of this science”. In a more general situation, it could be directed to a wider audience by promoting a lecture.Filipe, A. I.Universidade do MinhoMartins, Sónia Daniela Oliveira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66612por202474216info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:00.426449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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