A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adiná Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/623
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática
id IFRO-1_38a460890119bf1039ed8c765a550e51
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/623
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidadeJogosMatemáticaLúdico aprendizagemGamesMathematicsPlayfulLearningTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em MatemáticaOs jogos didáticos caracterizam-se como importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos vem sendo uma estratégia viável nos últimos tempos, pois a familiaridade que o lúdico proporciona para a compreensão dos conteúdos tem sido muito relevante. Em se tratando do ensino fundamental tais jogos proporcionam uma melhor compreensão de termos abstratos e de conteúdos que nem sempre estão no cotidiano dos alunos, além de proporcionar-lhes a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. A partir da referida pesquisa espera-se compreender como a prática baseada em jogos didáticos tem contribuído para a melhoria da aprendizagem, além de se observar quais os objetivos dos professores em incluir jogos na proposta de ensino e que mudanças essa atitude proporcionou na postura pedagógica e no processo em si. Após a pesquisa e com base nela será delimitada a fundamentação teórica que embasa o assunto para assim poder avançar na construção do Trabalho final. Portanto como metodologia este trabalho preconiza uma pesquisa exploratória descritiva e qualitativa, tendo como base para os estudos a análise de dados bibliográficos, qualificando o trabalho como pesquisa descritiva.The didactic games are characterized as an important and viable alternative to assist in the process of teaching and learning by favoring the construction of the knowledge to the student. Educating in a playful way using didactic games has been a viable strategy in recent times, since the familiarity that the playful provides for the understanding of the contents has been very relevant. In the case of elementary education, such games provide a better understanding of abstract terms and contents that are not always in the students' daily life, besides providing them with motivation and socialization between students and teacher. Based on this research, it is expected to understand how the practice based on didactic games has contributed to the improvement of learning, besides observing the teachers' goals in including games in the teaching proposal and what changes this attitude has given in the pedagogical posture and in the process itself. After the research and based on it will be delimited the theoretical foundation that bases the subject in order to advance in the construction of the final Work. Therefore, as methodology, this work advocates an exploratory descriptive and qualitative research, based on the analysis of bibliographic data, qualifying the work as a descriptive research.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaSantos, Antonio Sérgio Florindo dosPereira, Adiná Oliveira2023-12-11T19:32:33Z2023-12-11T19:32:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Adiná Oliveira. A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade. Orientador: Antonio Sérgio Florindo dos Santos. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/623porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-19T14:13:26Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/623Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-19T14:13:26Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
title A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
spellingShingle A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
Pereira, Adiná Oliveira
Jogos
Matemática
Lúdico aprendizagem
Games
Mathematics
Playful
Learning
title_short A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
title_full A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
title_fullStr A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
title_full_unstemmed A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
title_sort A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade
author Pereira, Adiná Oliveira
author_facet Pereira, Adiná Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Antonio Sérgio Florindo dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adiná Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Matemática
Lúdico aprendizagem
Games
Mathematics
Playful
Learning
topic Jogos
Matemática
Lúdico aprendizagem
Games
Mathematics
Playful
Learning
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-12-11T19:32:33Z
2023-12-11T19:32:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Adiná Oliveira. A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade. Orientador: Antonio Sérgio Florindo dos Santos. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/623
identifier_str_mv PEREIRA, Adiná Oliveira. A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade. Orientador: Antonio Sérgio Florindo dos Santos. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275583278874624