A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hirislande Fernandes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/362
Resumo: Trabalho de Conclusão de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática apresentado ao IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-Campus Vilhena, como requisito parcial à conclusão do Curso de Pós- Graduação.
id IFRO-1_64028a09945a24f5346c99d41d4f8a69
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/362
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona ruralJogosLúdicoSignificativaMatemáticaEnsino e AprendizagemGamesLudicSignificantMathTeaching and learningTrabalho de Conclusão de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática apresentado ao IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-Campus Vilhena, como requisito parcial à conclusão do Curso de Pós- Graduação.Este artigo apresenta um relato do uso dos jogos didáticos para auxiliar no aprendizado da tabuada no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Vilhena, Zona Rural– RO, para demonstrar a importância de um ensinar com metodologias lúdicas para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos no processo de alfabetização matemática. Enfatiza a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Descreve algumas dificuldades dos alunos na resolução de operações matemáticas, envolvendo principalmente a tabuada. Com a aplicação dos jogos observou-se que as aulas de matemática se tornaram mais significativas e o conteúdo envolvendo a tabuada tornou-se mais contextualizado, permitindo aos alunos obter melhores resultados de aprendizagem. A intervenção do professor e a criatividade ao abordar o assunto de forma lúdica fez com que os alunos se tornassem mais participativos e autônomos, buscando estratégias a cada desafio proposto, fato esse que fez a turma como um todo, avançar na aprendizagem matemática.This article presents an account of the use of didactic games to assist in the learning of multiplication tables in the 5th Year of Elementary School at the Municipal School of Vilhena, Rural Area – RO, to demonstrate the importance of teaching with playful methodologies for the intellectual and cognitive development of students. students in the process of mathematical literacy. It emphasizes the contribution of mathematical games as a facilitating tool in the learning process. It describes some difficulties of students in solving mathematical operations, mainly involving the multiplication table. With the application of games, it was observed that math classes became more meaningful and the content involving the multiplication table became more contextualized, allowing students to obtain better learning results. The teacher's intervention and creativity when approaching the subject in a playful way made the students more participatory and autonomous, seeking strategies for each proposed challenge, a fact that made the class as a whole, advance in mathematical learning.Campus VilhenaEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaPinho, Claudinei de OliveiraSilva, Hirislande Fernandes da2023-06-02T12:25:59Z2023-06-02T12:25:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Hirislande Fernandes da. A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural. Orientador: Claudinei de Oliveira Pinho. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/362porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T13:53:41Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/362Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T13:53:41Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
title A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
spellingShingle A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
Silva, Hirislande Fernandes da
Jogos
Lúdico
Significativa
Matemática
Ensino e Aprendizagem
Games
Ludic
Significant
Math
Teaching and learning
title_short A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
title_full A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
title_fullStr A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
title_full_unstemmed A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
title_sort A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
author Silva, Hirislande Fernandes da
author_facet Silva, Hirislande Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Claudinei de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hirislande Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Lúdico
Significativa
Matemática
Ensino e Aprendizagem
Games
Ludic
Significant
Math
Teaching and learning
topic Jogos
Lúdico
Significativa
Matemática
Ensino e Aprendizagem
Games
Ludic
Significant
Math
Teaching and learning
description Trabalho de Conclusão de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática apresentado ao IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-Campus Vilhena, como requisito parcial à conclusão do Curso de Pós- Graduação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-02T12:25:59Z
2023-06-02T12:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Hirislande Fernandes da. A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural. Orientador: Claudinei de Oliveira Pinho. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/362
identifier_str_mv SILVA, Hirislande Fernandes da. A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural. Orientador: Claudinei de Oliveira Pinho. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275584952401920