Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1222 |
Resumo: | Este texto trabalha o tema de educação midiática a partir da proposta de observação e análise do que os sites de notícias divulgam sobre crianças e adolescentes no estado de Rondônia. Sua tessitura está sustentada na premissa de que um meio ambiente social saudável (para crianças e adolescentes) requer um cuidado integral da sociedade que o compõe. Nesse ponto, evidenciamos a imprensa, já que os espaços midiáticos na internet podem ser considerados como um ambiente social que expõe estilos de vida, recorta realidades sociais complexas e compõe a memória coletiva da população. Fruto de um levantamento de dados para o Projeto Observatório de Mídia, o objetivo geral da pesquisa era identificar as informações divulgadas na mídia regional rondoniense a respeito da infância e juventude (0-17 anos). Fazendo parte ainda do que se objetivou a coleta e análise de informações veiculadas na mídia, classificação dessas informações coletadas representativamente em dois sites e avaliação do teor geral dessas notícias. A metodologia foi composta inicialmente pela formação dos pesquisadores para compreensão sobre jornalismo e seus veículos on-line e posterior coleta de dados, que foram organizadas e tabuladas matematicamente. Como resultado, os dados demonstraram que mais de 50% das notícias veiculadas nos sites envolviam temas atrelados à violência. Conclui-se que há tendência a manutenção de uma visão única, de um direcionamento negativo às matérias veiculadas e ao público nelas representados. O estudo pode contribuir para o aprimoramento do trabalho jornalístico, levando ao conhecimento, crítica e contribuição social com vistas à valorização da ética midiática. |
id |
IFRO-1_75aff505205c6ff64bc879a1313fc5f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1222 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequadaTemas da Diversidade: Experiências e Práticas de Pesquisa - Volume 2Educação Midiática e InformacionalMeio Ambiente SaudávelObservatório de MídiaJornalismoRondôniaEste texto trabalha o tema de educação midiática a partir da proposta de observação e análise do que os sites de notícias divulgam sobre crianças e adolescentes no estado de Rondônia. Sua tessitura está sustentada na premissa de que um meio ambiente social saudável (para crianças e adolescentes) requer um cuidado integral da sociedade que o compõe. Nesse ponto, evidenciamos a imprensa, já que os espaços midiáticos na internet podem ser considerados como um ambiente social que expõe estilos de vida, recorta realidades sociais complexas e compõe a memória coletiva da população. Fruto de um levantamento de dados para o Projeto Observatório de Mídia, o objetivo geral da pesquisa era identificar as informações divulgadas na mídia regional rondoniense a respeito da infância e juventude (0-17 anos). Fazendo parte ainda do que se objetivou a coleta e análise de informações veiculadas na mídia, classificação dessas informações coletadas representativamente em dois sites e avaliação do teor geral dessas notícias. A metodologia foi composta inicialmente pela formação dos pesquisadores para compreensão sobre jornalismo e seus veículos on-line e posterior coleta de dados, que foram organizadas e tabuladas matematicamente. Como resultado, os dados demonstraram que mais de 50% das notícias veiculadas nos sites envolviam temas atrelados à violência. Conclui-se que há tendência a manutenção de uma visão única, de um direcionamento negativo às matérias veiculadas e ao público nelas representados. O estudo pode contribuir para o aprimoramento do trabalho jornalístico, levando ao conhecimento, crítica e contribuição social com vistas à valorização da ética midiática.CrossrefReitoria2024-09-03T13:58:19Z2024-09-03T13:58:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSILVA, Rosália Aparecida da; CAMELO, Viviane Cristina; GONÇALVES, Dennis Weberton; CAMARGO, Marcelo Ferreira; GOIS, Marcos Daniel Silva de. Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada. In: GEVEHR, Daniel Luciano (Org.). Temas da diversidade: experiências e práticas de pesquisa. Volume 2. 1. ed. Guarujá, SP: Crossref, 2021. p. 162-173.978-65-89826-05-7http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/122210.37885/210203379Silva, Rosália Aparecida daCamelo, Viviane CristinaGonçalves, Dennis WebertonCamargo, Marcelo FerreiraGois, Marcos Daniel Silva deporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T10:07:31Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1222Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-09-03T10:07:31Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada Temas da Diversidade: Experiências e Práticas de Pesquisa - Volume 2 |
title |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada |
spellingShingle |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada Silva, Rosália Aparecida da Educação Midiática e Informacional Meio Ambiente Saudável Observatório de Mídia Jornalismo Rondônia |
title_short |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada |
title_full |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada |
title_fullStr |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada |
title_full_unstemmed |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada |
title_sort |
Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada |
author |
Silva, Rosália Aparecida da |
author_facet |
Silva, Rosália Aparecida da Camelo, Viviane Cristina Gonçalves, Dennis Weberton Camargo, Marcelo Ferreira Gois, Marcos Daniel Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Camelo, Viviane Cristina Gonçalves, Dennis Weberton Camargo, Marcelo Ferreira Gois, Marcos Daniel Silva de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosália Aparecida da Camelo, Viviane Cristina Gonçalves, Dennis Weberton Camargo, Marcelo Ferreira Gois, Marcos Daniel Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Midiática e Informacional Meio Ambiente Saudável Observatório de Mídia Jornalismo Rondônia |
topic |
Educação Midiática e Informacional Meio Ambiente Saudável Observatório de Mídia Jornalismo Rondônia |
description |
Este texto trabalha o tema de educação midiática a partir da proposta de observação e análise do que os sites de notícias divulgam sobre crianças e adolescentes no estado de Rondônia. Sua tessitura está sustentada na premissa de que um meio ambiente social saudável (para crianças e adolescentes) requer um cuidado integral da sociedade que o compõe. Nesse ponto, evidenciamos a imprensa, já que os espaços midiáticos na internet podem ser considerados como um ambiente social que expõe estilos de vida, recorta realidades sociais complexas e compõe a memória coletiva da população. Fruto de um levantamento de dados para o Projeto Observatório de Mídia, o objetivo geral da pesquisa era identificar as informações divulgadas na mídia regional rondoniense a respeito da infância e juventude (0-17 anos). Fazendo parte ainda do que se objetivou a coleta e análise de informações veiculadas na mídia, classificação dessas informações coletadas representativamente em dois sites e avaliação do teor geral dessas notícias. A metodologia foi composta inicialmente pela formação dos pesquisadores para compreensão sobre jornalismo e seus veículos on-line e posterior coleta de dados, que foram organizadas e tabuladas matematicamente. Como resultado, os dados demonstraram que mais de 50% das notícias veiculadas nos sites envolviam temas atrelados à violência. Conclui-se que há tendência a manutenção de uma visão única, de um direcionamento negativo às matérias veiculadas e ao público nelas representados. O estudo pode contribuir para o aprimoramento do trabalho jornalístico, levando ao conhecimento, crítica e contribuição social com vistas à valorização da ética midiática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-09-03T13:58:19Z 2024-09-03T13:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rosália Aparecida da; CAMELO, Viviane Cristina; GONÇALVES, Dennis Weberton; CAMARGO, Marcelo Ferreira; GOIS, Marcos Daniel Silva de. Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada. In: GEVEHR, Daniel Luciano (Org.). Temas da diversidade: experiências e práticas de pesquisa. Volume 2. 1. ed. Guarujá, SP: Crossref, 2021. p. 162-173. 978-65-89826-05-7 http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1222 10.37885/210203379 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rosália Aparecida da; CAMELO, Viviane Cristina; GONÇALVES, Dennis Weberton; CAMARGO, Marcelo Ferreira; GOIS, Marcos Daniel Silva de. Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada. In: GEVEHR, Daniel Luciano (Org.). Temas da diversidade: experiências e práticas de pesquisa. Volume 2. 1. ed. Guarujá, SP: Crossref, 2021. p. 162-173. 978-65-89826-05-7 10.37885/210203379 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Crossref Reitoria |
publisher.none.fl_str_mv |
Crossref Reitoria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275579648704512 |