Experiência em Educação Midiática e Informacional para uma comunicação ambientalmente adequada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosália Aparecida da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Camelo, Viviane Cristina, Gonçalves, Dennis Weberton, Camargo, Marcelo Ferreira, Gois, Marcos Daniel Silva de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1222
Resumo: Este texto trabalha o tema de educação midiática a partir da proposta de observação e análise do que os sites de notícias divulgam sobre crianças e adolescentes no estado de Rondônia. Sua tessitura está sustentada na premissa de que um meio ambiente social saudável (para crianças e adolescentes) requer um cuidado integral da sociedade que o compõe. Nesse ponto, evidenciamos a imprensa, já que os espaços midiáticos na internet podem ser considerados como um ambiente social que expõe estilos de vida, recorta realidades sociais complexas e compõe a memória coletiva da população. Fruto de um levantamento de dados para o Projeto Observatório de Mídia, o objetivo geral da pesquisa era identificar as informações divulgadas na mídia regional rondoniense a respeito da infância e juventude (0-17 anos). Fazendo parte ainda do que se objetivou a coleta e análise de informações veiculadas na mídia, classificação dessas informações coletadas representativamente em dois sites e avaliação do teor geral dessas notícias. A metodologia foi composta inicialmente pela formação dos pesquisadores para compreensão sobre jornalismo e seus veículos on-line e posterior coleta de dados, que foram organizadas e tabuladas matematicamente. Como resultado, os dados demonstraram que mais de 50% das notícias veiculadas nos sites envolviam temas atrelados à violência. Conclui-se que há tendência a manutenção de uma visão única, de um direcionamento negativo às matérias veiculadas e ao público nelas representados. O estudo pode contribuir para o aprimoramento do trabalho jornalístico, levando ao conhecimento, crítica e contribuição social com vistas à valorização da ética midiática.
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