Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís Caroline Martins
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/754
Resumo: Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Ciências Biológicas
id IFRO-1_b30d05b245627ac48514f566d1ec43b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/754
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-ROModalidades didáticasEnsinoCiênciasBiologiaDidactic modalitiesTeachingSciencesArtigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Ciências BiológicasA presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as modalidades didáticas utilizadas pelos docentes considerando os desafios, dificuldades e identificando sugestões de melhorias que possam fortalecer a formação do futuro professor de Ciências. Trata-se de pesquisa fundamentada em uma perspectiva quantitativo e qualitativo. Ou seja, entre objetividade e subjetividade, havendo uma complementaridade em ambas. A pesquisa foi realizada em duas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino localizadas na área urbana do município de Colorado do Oeste, estado de Rondônia. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi o questionário, composto por questões abertas e fechadas, e questões de múltipla escolha. Como resultado, um total de 08 professores das disciplinas Ciências e Biologia concordaram em contribuir com nosso trabalho. O grupo era composto por 3 professores da escola Manuel Bandeira, e 5 professores da Escola Paulo de Assis. Diante dos resultados apresentados nesta pesquisa, observa-se que a maioria dos professores de Ciências e Biologia, fazem uso de diversas modalidades didáticas em suas aulas e que isto não foge à regra em relação aos milhões de docentes espalhados pelo imenso território brasileiro. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa, ao destacar a relevância das metodologias didáticas, possa contribuir para que os professores reconheçam o quão enriquecedora a utilização de diferentes abordagens didáticas de ensino pode ser para o processo de ensino e aprendizagem no âmbito educacional.The present research was conducted with the aim of investigating the didactic modalities used by teachers, considering the challenges, difficulties, and identifying suggestions for improvements that can strengthen the training of future Science teachers. This research is based on a quantitative and qualitative perspective, meaning there is a complementarity between objectivity and subjectivity. The study was carried out in two schools of the State Education Network located in the urban area of the municipality of Colorado do Oeste, state of Rondônia. For data collection, the instrument used was a questionnaire consisting of open-ended and closed questions, as well as multiple-choice questions. As a result, a total of 08 Science and Biology teachers agreed to contribute to our work. The group consisted of 3 teachers from Manuel Bandeira school and 5 teachers from Paulo de Assis school. Based on the results presented in this research, it is observed that the majority of Science and Biology teachers use various teaching modalities in their classes, and this is not an exception compared to the millions of teachers spread across the vast Brazilian territory. Therefore, it is hoped that this research, by emphasizing the relevance of teaching methodologies, can contribute to teachers recognizing how enriching the use of different teaching approaches can be for the teaching and learning process in the educational context.Campus Colorado do OesteLicenciatura em Ciências BiológicasAlmeida, José Elias deSilva, Thaís Caroline Martins2024-02-19T15:51:16Z2024-02-19T15:51:16Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Thaís Caroline Martins. Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/754porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-18T17:48:59Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/754Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-04-18T17:48:59Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
title Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
spellingShingle Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
Silva, Thaís Caroline Martins
Modalidades didáticas
Ensino
Ciências
Biologia
Didactic modalities
Teaching
Sciences
title_short Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
title_full Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
title_fullStr Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
title_full_unstemmed Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
title_sort Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
author Silva, Thaís Caroline Martins
author_facet Silva, Thaís Caroline Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Elias de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaís Caroline Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Modalidades didáticas
Ensino
Ciências
Biologia
Didactic modalities
Teaching
Sciences
topic Modalidades didáticas
Ensino
Ciências
Biologia
Didactic modalities
Teaching
Sciences
description Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Ciências Biológicas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19T15:51:16Z
2024-02-19T15:51:16Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thaís Caroline Martins. Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/754
identifier_str_mv SILVA, Thaís Caroline Martins. Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Campus Colorado do Oeste
Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120968778285056