O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Gabriele Daniele Domingos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/293
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.
id IFRO-1_d4f038af42fbd159968d44261751b088
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/293
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusivaGeografia e PaisagemEnsino de geografia inclusivaInclusão na sala de aulaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar.2023-04-13T18:58:36Z2023-04-13T18:58:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/293Rosa, Gabriele Daniele Domingosporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-20T19:58:58Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/293Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-04-20T19:58:58Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
spellingShingle O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
Rosa, Gabriele Daniele Domingos
Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
title_short O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
title_sort O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
author Rosa, Gabriele Daniele Domingos
author_facet Rosa, Gabriele Daniele Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Gabriele Daniele Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
topic Geografia e Paisagem
Ensino de geografia inclusiva
Inclusão na sala de aula
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-04-13T18:58:36Z
2023-04-13T18:58:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/293
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275583272583168