O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damacena, Weliton Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1114
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_f298fbe64ac374c07d172e50d985ef00
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1114
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da MatemáticaMapas conceituaisAprendizagem significativaEducaçãoMatemáticaConceptual mapsMeaningful learningEducationMathematicsTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.Busca-se com este artigo demonstrar que o aperfeiçoamento do modelo de aprendizagem significativa pode ocorrer por meio da utilização dos mapas conceituais, uma vez que estes permitem estabelecer relações e junções, com diagramas hierárquicos, que visam incorporar a organização conceitual de uma disciplina, ou parte dela, transmitindo, por meio estrutural, noções e concepções acerca de uma área de conhecimento. Nesse sentido, a inclusão dos mapas conceituais na disciplina de Matemática é uma ferramenta a mais à disposição do docente, que possibilita auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, pois permite que os alunos visualizem o todo do conteúdo em estudo, de forma lógica e resumida, facilitando não só o entendimento da matéria como a sua fixação. Assim, procura-se, a partir de pesquisas e estudos de cunho bibliográfico, por meio de registros disponíveis em livros, artigos e pesquisa em web, identificar as contribuições do uso de mapas conceituais na disciplina de Matemática junto ao processo educacional dos alunos.The aim of this paper is to demonstrate that the improvement of the meaningful learning model can occur through the use of concept maps, since theyallow the establishment of relationships and junctions, with hierarchical diagrams,which aim to incorporate the conceptual organization of a discipline or part of it,transmitting by structural means notions and conceptions about an area of knowledge. In this sense, the inclusion of concept maps in the Mathematics subjectis one more tool available to the teacher, which allows assisting the students'teaching and learning process as it allows students to view the whole of the contentunder study in a logical and summarized way, facilitating not only the understandingof the subject but its fixation. Thus, from research and bibliographical studies, it issought through records available in books, articles and web research, to identify thecontributions of the use of concept maps in the Mathematics discipline in theeducational process of students.Campus CacoalEspecialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasFerreira Neto, Antonio FerreiraDamacena, Weliton Henrique2024-08-20T21:32:24Z2024-08-20T21:32:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDAMACENA, Weliton Henrique. O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1114porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-20T18:19:47Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/1114Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-20T18:19:47Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
title O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
spellingShingle O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
Damacena, Weliton Henrique
Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Educação
Matemática
Conceptual maps
Meaningful learning
Education
Mathematics
title_short O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
title_full O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
title_fullStr O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
title_full_unstemmed O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
title_sort O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática
author Damacena, Weliton Henrique
author_facet Damacena, Weliton Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira Neto, Antonio Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Damacena, Weliton Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Educação
Matemática
Conceptual maps
Meaningful learning
Education
Mathematics
topic Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Educação
Matemática
Conceptual maps
Meaningful learning
Education
Mathematics
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-08-20T21:32:24Z
2024-08-20T21:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMACENA, Weliton Henrique. O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1114
identifier_str_mv DAMACENA, Weliton Henrique. O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2020.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275584086278144