Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1701 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender a maneira como os estudantes percebem as práticas de ensino-aprendizagem utilizadas pelo professor no espaço escolar do curso técnico em zootecnia da modalidade sequencial do Instituto Federal Farroupilha (IFF). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada em 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes entre 17 a 19 anos de idade. Na análise dos dados, observou-se que o conhecimento é transmitido mecanicamente, e o estudante predominantemente não é incentivado ao pensamento crítico, nem estimulado a buscar uma ação participativa nas aulas. Os recursos utilizados são preponderantemente expositivos e mais voltados à teoria; isso coloca o estudante na condição de expectador passivo e tende a não facilitar que este se aproprie de seu aprendizado. Por fim, entende-se que inexistência da inserção da educação dialógico-problematizadora e a falta de interação teórico-prático nas aulas por parte do professor podem influenciar de forma decisiva na aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Aprendizado. Aula. Mediador. Participação. Relação. PERCEPTIONS OF STUDENTS AS THE TEACHING-LEARNING PRACTICES USED BY TEACHER AT VOCATIONAL AND TECHNICAL EDUCATION Abstract: This research aimed to understand how students perceive the teaching-learning practices used by teacher in the school's technical sequential course in animal science from Federal Institute Farroupilha, RS. This was a qualitative research that was conducted in 2010, through semi-structured interviews with five students between 17-19 years of age. In analyzing the results showed that knowledge is transmitted mechanically, where predominantly the student is not encouraged critical thinking, not encouraged to pursue a participatory action in the classroom. The methods used are mainly expository and more targeted on theory, this puts the student in the condition of passive viewer and tends not to make it easier for this to take ownership of their learning. Finally, it is understood that absence of insertion of education dialogical-problem and absence of interaction in the theoretical and practical classes by teacher can influence decisively on student learning. Keywords: Learning. classroom. mediator. participation. relationship. |
id |
IFRS-1_0b70849814363637afe152d6bcd54785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1701 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e TecnológicaResumo: Esta pesquisa objetivou compreender a maneira como os estudantes percebem as práticas de ensino-aprendizagem utilizadas pelo professor no espaço escolar do curso técnico em zootecnia da modalidade sequencial do Instituto Federal Farroupilha (IFF). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada em 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes entre 17 a 19 anos de idade. Na análise dos dados, observou-se que o conhecimento é transmitido mecanicamente, e o estudante predominantemente não é incentivado ao pensamento crítico, nem estimulado a buscar uma ação participativa nas aulas. Os recursos utilizados são preponderantemente expositivos e mais voltados à teoria; isso coloca o estudante na condição de expectador passivo e tende a não facilitar que este se aproprie de seu aprendizado. Por fim, entende-se que inexistência da inserção da educação dialógico-problematizadora e a falta de interação teórico-prático nas aulas por parte do professor podem influenciar de forma decisiva na aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Aprendizado. Aula. Mediador. Participação. Relação. PERCEPTIONS OF STUDENTS AS THE TEACHING-LEARNING PRACTICES USED BY TEACHER AT VOCATIONAL AND TECHNICAL EDUCATION Abstract: This research aimed to understand how students perceive the teaching-learning practices used by teacher in the school's technical sequential course in animal science from Federal Institute Farroupilha, RS. This was a qualitative research that was conducted in 2010, through semi-structured interviews with five students between 17-19 years of age. In analyzing the results showed that knowledge is transmitted mechanically, where predominantly the student is not encouraged critical thinking, not encouraged to pursue a participatory action in the classroom. The methods used are mainly expository and more targeted on theory, this puts the student in the condition of passive viewer and tends not to make it easier for this to take ownership of their learning. Finally, it is understood that absence of insertion of education dialogical-problem and absence of interaction in the theoretical and practical classes by teacher can influence decisively on student learning. Keywords: Learning. classroom. mediator. participation. relationship.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/170110.35819/tear.v1.n1.a1701#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1701/1366Pellegrini, Caius Barcellos deAbegg, IlsePellegrini, Tais Barcellos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1701Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica |
title |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica |
spellingShingle |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica Pellegrini, Caius Barcellos de |
title_short |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica |
title_fullStr |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica |
title_sort |
Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica |
author |
Pellegrini, Caius Barcellos de |
author_facet |
Pellegrini, Caius Barcellos de Abegg, Ilse Pellegrini, Tais Barcellos de |
author_role |
author |
author2 |
Abegg, Ilse Pellegrini, Tais Barcellos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellegrini, Caius Barcellos de Abegg, Ilse Pellegrini, Tais Barcellos de |
description |
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender a maneira como os estudantes percebem as práticas de ensino-aprendizagem utilizadas pelo professor no espaço escolar do curso técnico em zootecnia da modalidade sequencial do Instituto Federal Farroupilha (IFF). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada em 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes entre 17 a 19 anos de idade. Na análise dos dados, observou-se que o conhecimento é transmitido mecanicamente, e o estudante predominantemente não é incentivado ao pensamento crítico, nem estimulado a buscar uma ação participativa nas aulas. Os recursos utilizados são preponderantemente expositivos e mais voltados à teoria; isso coloca o estudante na condição de expectador passivo e tende a não facilitar que este se aproprie de seu aprendizado. Por fim, entende-se que inexistência da inserção da educação dialógico-problematizadora e a falta de interação teórico-prático nas aulas por parte do professor podem influenciar de forma decisiva na aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Aprendizado. Aula. Mediador. Participação. Relação. PERCEPTIONS OF STUDENTS AS THE TEACHING-LEARNING PRACTICES USED BY TEACHER AT VOCATIONAL AND TECHNICAL EDUCATION Abstract: This research aimed to understand how students perceive the teaching-learning practices used by teacher in the school's technical sequential course in animal science from Federal Institute Farroupilha, RS. This was a qualitative research that was conducted in 2010, through semi-structured interviews with five students between 17-19 years of age. In analyzing the results showed that knowledge is transmitted mechanically, where predominantly the student is not encouraged critical thinking, not encouraged to pursue a participatory action in the classroom. The methods used are mainly expository and more targeted on theory, this puts the student in the condition of passive viewer and tends not to make it easier for this to take ownership of their learning. Finally, it is understood that absence of insertion of education dialogical-problem and absence of interaction in the theoretical and practical classes by teacher can influence decisively on student learning. Keywords: Learning. classroom. mediator. participation. relationship. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1701 10.35819/tear.v1.n1.a1701 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1701 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v1.n1.a1701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1701/1366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v1.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253916957704192 |