Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2764 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta a construção de um projeto piloto de formação continuada destinada aos docentes dos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de analisar a capacidade da plataforma MOODLE para a inserção de objetos de aprendizagem. Seu desenvolvimento e avaliação ocorreram por meio de uma disciplina direcionada aos discentes do Mestrado em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na qual se verificou que a Plataforma apresenta capacidade para receber diferentes objetos de aprendizagem. Além disso, o referido ambiente oferece a oportunidade de acompanhamento do curso pelos tutores, incentivando os alunos a uma reflexão a respeito da utilização das tecnologias aliada aos conteúdos didáticos.Palavras-chave: Ensino. Formação. Tecnologia. PROJECT PILOT OF TRAINING IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT OF LEARNING MOODLE DIDÁTICO IFRS: GETTING TO KNOW THE LEARNING OBJECTS Abstract: This article presents the construction of a pilot project of continuous training for teachers of the final years of elementary school, with the objective of analyzing the capacity of the MOODLE platform for the insertion of learning objects. Its development and evaluation took place through a discipline directed to the students of the Master of Science in Information Technology of the Instituto Federal do Rio Grande do Sul, in which it was verified that the platform presents capacity to receive different objects of learning. In addition, this environment offers the opportunity to follow the course by the tutors, encouraging the students to reflect on the use of the technologies together with the didactic contents.Keywords: Education. Training. Technology. |
id |
IFRS-1_189c40a967be2804f5265af2dc5fc5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2764 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagemResumo: Este artigo apresenta a construção de um projeto piloto de formação continuada destinada aos docentes dos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de analisar a capacidade da plataforma MOODLE para a inserção de objetos de aprendizagem. Seu desenvolvimento e avaliação ocorreram por meio de uma disciplina direcionada aos discentes do Mestrado em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na qual se verificou que a Plataforma apresenta capacidade para receber diferentes objetos de aprendizagem. Além disso, o referido ambiente oferece a oportunidade de acompanhamento do curso pelos tutores, incentivando os alunos a uma reflexão a respeito da utilização das tecnologias aliada aos conteúdos didáticos.Palavras-chave: Ensino. Formação. Tecnologia. PROJECT PILOT OF TRAINING IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT OF LEARNING MOODLE DIDÁTICO IFRS: GETTING TO KNOW THE LEARNING OBJECTS Abstract: This article presents the construction of a pilot project of continuous training for teachers of the final years of elementary school, with the objective of analyzing the capacity of the MOODLE platform for the insertion of learning objects. Its development and evaluation took place through a discipline directed to the students of the Master of Science in Information Technology of the Instituto Federal do Rio Grande do Sul, in which it was verified that the platform presents capacity to receive different objects of learning. In addition, this environment offers the opportunity to follow the course by the tutors, encouraging the students to reflect on the use of the technologies together with the didactic contents.Keywords: Education. Training. Technology.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/276410.35819/tear.v7.n1.a2764#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA2238-807910.35819/tear.v7.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2764/2032Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Kátia MartinsLima, Regina da SilvaSchmitt, Marcelo Augusto Rauh2019-08-25T00:34:02Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2764Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:02Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem |
title |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem Soares, Kátia Martins |
title_short |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem |
title_full |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem |
title_sort |
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem |
author |
Soares, Kátia Martins |
author_facet |
Soares, Kátia Martins Lima, Regina da Silva Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Regina da Silva Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Kátia Martins Lima, Regina da Silva Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
description |
Resumo: Este artigo apresenta a construção de um projeto piloto de formação continuada destinada aos docentes dos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de analisar a capacidade da plataforma MOODLE para a inserção de objetos de aprendizagem. Seu desenvolvimento e avaliação ocorreram por meio de uma disciplina direcionada aos discentes do Mestrado em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na qual se verificou que a Plataforma apresenta capacidade para receber diferentes objetos de aprendizagem. Além disso, o referido ambiente oferece a oportunidade de acompanhamento do curso pelos tutores, incentivando os alunos a uma reflexão a respeito da utilização das tecnologias aliada aos conteúdos didáticos.Palavras-chave: Ensino. Formação. Tecnologia. PROJECT PILOT OF TRAINING IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT OF LEARNING MOODLE DIDÁTICO IFRS: GETTING TO KNOW THE LEARNING OBJECTS Abstract: This article presents the construction of a pilot project of continuous training for teachers of the final years of elementary school, with the objective of analyzing the capacity of the MOODLE platform for the insertion of learning objects. Its development and evaluation took place through a discipline directed to the students of the Master of Science in Information Technology of the Instituto Federal do Rio Grande do Sul, in which it was verified that the platform presents capacity to receive different objects of learning. In addition, this environment offers the opportunity to follow the course by the tutors, encouraging the students to reflect on the use of the technologies together with the didactic contents.Keywords: Education. Training. Technology. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2764 10.35819/tear.v7.n1.a2764 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2764 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n1.a2764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2764/2032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 2238-8079 10.35819/tear.v7.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253918384816128 |