O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rannyelly Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Francisco Régis Vieira, Silva, Rodrigo Sychocki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2108
Resumo: Resumo: O presente artigo apresenta uma abordagem de investigação no contexto da História da Matemática, envolvendo situações que visam oportunizar o entendimento da extensão, evolução e generalização de propriedades da Sequência de Fibonacci. Dessa forma, abordam-se duas situações. A primeira, envolvendo a descrição da fórmula de Binnet no campo dos inteiros. Logo em seguida, apresenta-se uma descrição e análise dos termos explícitos presentes na Sequência Polinomial de Fibonacci. O escopo da presente proposta de atividade busca a divulgação científica de noções envolvendo a generalização, ainda atual, fato que acentua o caráter ubíquo da Sequência de Fibonacci. À vista disso, a proposta de experimento didático está fundamentada na organização das características da Engenharia Didática. Almeja-se, além da validação interna das hipóteses levantadas durante a investigação, contribuir com a formação inicial de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática que virem a estudar o tema.Palavras-chave: Atividades de investigação. Engenharia Didática. História da Matemática. Sequência Generalizada de Fibonacci.  THE STUDY OF MATHEMATICAL DEFINITIONS IN THE CONTEXT OF HISTORICAL RESEARCH: A DIDACTIC EXPERIMENT INVOLVING DIDACTIC ENGINEERING AND FIBONACCI POLYNOMIAL SEQUENCESAbstract: This article presents a research approach within the context of History of Mathematics, involving situations that aim to provide an understanding of the extension, evolution and generalization of properties of the Fibonacci Sequence. In this way, two situations are addressed. The first, involving the description of Binet's formula in the integer field. Then, a description and analysis of the explicit terms present in the Fibonacci Polynomial Sequence is presented. The scope of this activity proposal seeks the scientific dissemination of notions involving generalization, still current, a fact that accentuates the ubiquitous character of the Fibonacci Sequence. Thus the proposal of didactic experiment is based on the organized in the characteristics of Didactic Engineering, beyond the internal validation of the hypotheses raised during the investigation this paper aims at contributing to initial education of undergrad   Mathematicsof students that may come to study the subject.Keywords: Research activities. Didactic Engineering. History of Mathematics. Generalized Fibonacci Sequence.
id IFRS-1_3dfbbc9f43036b0bf5e1c30c05544c80
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2108
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de FibonacciResumo: O presente artigo apresenta uma abordagem de investigação no contexto da História da Matemática, envolvendo situações que visam oportunizar o entendimento da extensão, evolução e generalização de propriedades da Sequência de Fibonacci. Dessa forma, abordam-se duas situações. A primeira, envolvendo a descrição da fórmula de Binnet no campo dos inteiros. Logo em seguida, apresenta-se uma descrição e análise dos termos explícitos presentes na Sequência Polinomial de Fibonacci. O escopo da presente proposta de atividade busca a divulgação científica de noções envolvendo a generalização, ainda atual, fato que acentua o caráter ubíquo da Sequência de Fibonacci. À vista disso, a proposta de experimento didático está fundamentada na organização das características da Engenharia Didática. Almeja-se, além da validação interna das hipóteses levantadas durante a investigação, contribuir com a formação inicial de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática que virem a estudar o tema.Palavras-chave: Atividades de investigação. Engenharia Didática. História da Matemática. Sequência Generalizada de Fibonacci.  THE STUDY OF MATHEMATICAL DEFINITIONS IN THE CONTEXT OF HISTORICAL RESEARCH: A DIDACTIC EXPERIMENT INVOLVING DIDACTIC ENGINEERING AND FIBONACCI POLYNOMIAL SEQUENCESAbstract: This article presents a research approach within the context of History of Mathematics, involving situations that aim to provide an understanding of the extension, evolution and generalization of properties of the Fibonacci Sequence. In this way, two situations are addressed. The first, involving the description of Binet's formula in the integer field. Then, a description and analysis of the explicit terms present in the Fibonacci Polynomial Sequence is presented. The scope of this activity proposal seeks the scientific dissemination of notions involving generalization, still current, a fact that accentuates the ubiquitous character of the Fibonacci Sequence. Thus the proposal of didactic experiment is based on the organized in the characteristics of Didactic Engineering, beyond the internal validation of the hypotheses raised during the investigation this paper aims at contributing to initial education of undergrad   Mathematicsof students that may come to study the subject.Keywords: Research activities. Didactic Engineering. History of Mathematics. Generalized Fibonacci Sequence.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/210810.35819/tear.v6.n1.a2108#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2108/1565Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rannyelly Rodrigues deAlves, Francisco Régis VieiraSilva, Rodrigo Sychocki da2019-08-25T00:34:10Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2108Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:10Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
title O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
spellingShingle O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
Oliveira, Rannyelly Rodrigues de
title_short O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
title_full O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
title_fullStr O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
title_full_unstemmed O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
title_sort O estudo de definições matemáticas no contexto de investigação histórica: um experimento didático envolvendo Engenharia Didática e Sequências Polinomiais de Fibonacci
author Oliveira, Rannyelly Rodrigues de
author_facet Oliveira, Rannyelly Rodrigues de
Alves, Francisco Régis Vieira
Silva, Rodrigo Sychocki da
author_role author
author2 Alves, Francisco Régis Vieira
Silva, Rodrigo Sychocki da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rannyelly Rodrigues de
Alves, Francisco Régis Vieira
Silva, Rodrigo Sychocki da
description Resumo: O presente artigo apresenta uma abordagem de investigação no contexto da História da Matemática, envolvendo situações que visam oportunizar o entendimento da extensão, evolução e generalização de propriedades da Sequência de Fibonacci. Dessa forma, abordam-se duas situações. A primeira, envolvendo a descrição da fórmula de Binnet no campo dos inteiros. Logo em seguida, apresenta-se uma descrição e análise dos termos explícitos presentes na Sequência Polinomial de Fibonacci. O escopo da presente proposta de atividade busca a divulgação científica de noções envolvendo a generalização, ainda atual, fato que acentua o caráter ubíquo da Sequência de Fibonacci. À vista disso, a proposta de experimento didático está fundamentada na organização das características da Engenharia Didática. Almeja-se, além da validação interna das hipóteses levantadas durante a investigação, contribuir com a formação inicial de estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática que virem a estudar o tema.Palavras-chave: Atividades de investigação. Engenharia Didática. História da Matemática. Sequência Generalizada de Fibonacci.  THE STUDY OF MATHEMATICAL DEFINITIONS IN THE CONTEXT OF HISTORICAL RESEARCH: A DIDACTIC EXPERIMENT INVOLVING DIDACTIC ENGINEERING AND FIBONACCI POLYNOMIAL SEQUENCESAbstract: This article presents a research approach within the context of History of Mathematics, involving situations that aim to provide an understanding of the extension, evolution and generalization of properties of the Fibonacci Sequence. In this way, two situations are addressed. The first, involving the description of Binet's formula in the integer field. Then, a description and analysis of the explicit terms present in the Fibonacci Polynomial Sequence is presented. The scope of this activity proposal seeks the scientific dissemination of notions involving generalization, still current, a fact that accentuates the ubiquitous character of the Fibonacci Sequence. Thus the proposal of didactic experiment is based on the organized in the characteristics of Didactic Engineering, beyond the internal validation of the hypotheses raised during the investigation this paper aims at contributing to initial education of undergrad   Mathematicsof students that may come to study the subject.Keywords: Research activities. Didactic Engineering. History of Mathematics. Generalized Fibonacci Sequence.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2108
10.35819/tear.v6.n1.a2108
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2108
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n1.a2108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2108/1565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
2238-8079
10.35819/tear.v6.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918285201408