Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aggio Molinari, José Robyson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos, Lidiane Aparecida, de Souza Retslaff, Franciéle Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles.
id IFRS-2_00d24191cf08f2b0a23d6a27fd2297d8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3287
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software GeogebraGeogebraFunções QuadráticasInvestigaçãoEste trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/328710.35819/remat2019v5i2id3287REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 15-28REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 15-28REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 15-282447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2252https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2502Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAggio Molinari, José Robysondos Santos, Lidiane Aparecidade Souza Retslaff, Franciéle Maria2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3287Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
title Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
spellingShingle Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
Aggio Molinari, José Robyson
Geogebra
Funções Quadráticas
Investigação
title_short Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
title_full Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
title_fullStr Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
title_full_unstemmed Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
title_sort Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
author Aggio Molinari, José Robyson
author_facet Aggio Molinari, José Robyson
dos Santos, Lidiane Aparecida
de Souza Retslaff, Franciéle Maria
author_role author
author2 dos Santos, Lidiane Aparecida
de Souza Retslaff, Franciéle Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aggio Molinari, José Robyson
dos Santos, Lidiane Aparecida
de Souza Retslaff, Franciéle Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Geogebra
Funções Quadráticas
Investigação
topic Geogebra
Funções Quadráticas
Investigação
description Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287
10.35819/remat2019v5i2id3287
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i2id3287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2252
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 15-28
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 15-28
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 15-28
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705584132096