Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles. |
id |
IFRS-2_00d24191cf08f2b0a23d6a27fd2297d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3287 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software GeogebraGeogebraFunções QuadráticasInvestigaçãoEste trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/328710.35819/remat2019v5i2id3287REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 15-28REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 15-28REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 15-282447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2252https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2502Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAggio Molinari, José Robysondos Santos, Lidiane Aparecidade Souza Retslaff, Franciéle Maria2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3287Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra |
title |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra |
spellingShingle |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra Aggio Molinari, José Robyson Geogebra Funções Quadráticas Investigação |
title_short |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra |
title_full |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra |
title_fullStr |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra |
title_full_unstemmed |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra |
title_sort |
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra |
author |
Aggio Molinari, José Robyson |
author_facet |
Aggio Molinari, José Robyson dos Santos, Lidiane Aparecida de Souza Retslaff, Franciéle Maria |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Lidiane Aparecida de Souza Retslaff, Franciéle Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aggio Molinari, José Robyson dos Santos, Lidiane Aparecida de Souza Retslaff, Franciéle Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geogebra Funções Quadráticas Investigação |
topic |
Geogebra Funções Quadráticas Investigação |
description |
Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287 10.35819/remat2019v5i2id3287 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2019v5i2id3287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2252 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287/2502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 15-28 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 15-28 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 15-28 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705584132096 |