Trabalhando a Matemática e a Geografia através do tema Sustentabilidade
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1253 |
Resumo: | O presente artigo trata sobre o desenvolvimento de duas maquetes, construídas por uma turma de nono ano, que foi dividida em dois grupos para trabalhar com o tema sustentabilidade. Um grupo construiu uma casa sustentável e o outro uma casa com consumo elevado de energia. O grupo da casa consumista desenvolveu um circuito para gerar energia e o outro uma casa com hábitos sustentáveis, visando à preservação dos recursos naturais. Para construir as casas utilizaram-se placas de fibra de madeira de média densidade (MDF – Medium-Density Fiberboard). Os alunos tiveram que medir portas e janelas reais e utilizar as devidas proporções para utilização do MDF. O Teorema de Pitágoras foi usado para encontrar as medidas das janelas, portas, molduras, entre outros. Para a construção da maquete, foi desenvolvida uma planta com as medições reais, desenvolvendo o estudo de Escala. |
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Trabalhando a Matemática e a Geografia através do tema SustentabilidadeSustentabilidadeEnsino da MatemáticaEnsino da GeografiaGeometriaO presente artigo trata sobre o desenvolvimento de duas maquetes, construídas por uma turma de nono ano, que foi dividida em dois grupos para trabalhar com o tema sustentabilidade. Um grupo construiu uma casa sustentável e o outro uma casa com consumo elevado de energia. O grupo da casa consumista desenvolveu um circuito para gerar energia e o outro uma casa com hábitos sustentáveis, visando à preservação dos recursos naturais. Para construir as casas utilizaram-se placas de fibra de madeira de média densidade (MDF – Medium-Density Fiberboard). Os alunos tiveram que medir portas e janelas reais e utilizar as devidas proporções para utilização do MDF. O Teorema de Pitágoras foi usado para encontrar as medidas das janelas, portas, molduras, entre outros. Para a construção da maquete, foi desenvolvida uma planta com as medições reais, desenvolvendo o estudo de Escala.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/125310.35819/remat2015v1i2id1253REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 206-213REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 206-213REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 206-2132447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1253/1087Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRheinheimer, Juliana MercedesSouza, Antonio Oney de2023-11-17T18:45:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1253Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T18:45:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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