Projeto Apoio ao Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haskel, Chéusli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miotto, Sabrina Arsego, Boff, Daiane Scopel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236
Resumo: O projeto de extensão “Apoio ao Ensino de Matemática” visa contribuir na aprendizagem de estudantes que estão cursando as séries finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio das escolas da cidade de Caxias do Sul e que tenham dificuldades no entendimento de conceitos matemáticos. Os atendimentos são semanais, com duração de uma hora cada, focando em um ensino individualizado que, de acordo com Storti (2010), oportuniza um aprofundamento na relação professor-aluno e valoriza o tempo e a particularidade na aprendizagem de cada estudante. A Matemática é uma disciplina na qual os alunos apresentam muitas dificuldades e, muitas vezes, algumas redes de ensino não dispõem de um atendimento extraclasse ou os alunos não têm condições de pagar por um atendimento individualizado, por isso a importância desse projeto. Os agendamentos são realizados através de um formulário eletrônico disponível no site do IFRS, Campus Caxias do Sul, ou por telefone. Desde o início do projeto, em maio de 2015, foram ministrados 156 atendimentos, sendo atendidos 42 alunos. As principais dificuldades dos alunos atendidos referem-se às quatro operações fundamentais, às equações algébricas e à geometria. Conjuntamente, o projeto propõe a criação de materiais pedagógicos, que servem como subsídio na abordagem dos conceitos. De acordo com as dúvidas apresentadas pelos alunos, foram produzidos três jogos pedagógicos: dominó relativo às equações do primeiro grau, bingo envolvendo equações do segundo grau e um baralho referente à geometria espacial. O projeto também é uma oportunidade de aproximar o licenciando em Matemática da realidade na qual irá atuar e para o aluno atendido é um espaço para minimizar suas dúvidas e, quem sabe, desenvolver um apreço por esta disciplina.
id IFRS-2_23a8eaa01949ed75de260655524016a7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1236
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Projeto Apoio ao Ensino de MatemáticaAprendizagemDificuldadeEnsinoMatemáticaAtendimento individualizadoO projeto de extensão “Apoio ao Ensino de Matemática” visa contribuir na aprendizagem de estudantes que estão cursando as séries finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio das escolas da cidade de Caxias do Sul e que tenham dificuldades no entendimento de conceitos matemáticos. Os atendimentos são semanais, com duração de uma hora cada, focando em um ensino individualizado que, de acordo com Storti (2010), oportuniza um aprofundamento na relação professor-aluno e valoriza o tempo e a particularidade na aprendizagem de cada estudante. A Matemática é uma disciplina na qual os alunos apresentam muitas dificuldades e, muitas vezes, algumas redes de ensino não dispõem de um atendimento extraclasse ou os alunos não têm condições de pagar por um atendimento individualizado, por isso a importância desse projeto. Os agendamentos são realizados através de um formulário eletrônico disponível no site do IFRS, Campus Caxias do Sul, ou por telefone. Desde o início do projeto, em maio de 2015, foram ministrados 156 atendimentos, sendo atendidos 42 alunos. As principais dificuldades dos alunos atendidos referem-se às quatro operações fundamentais, às equações algébricas e à geometria. Conjuntamente, o projeto propõe a criação de materiais pedagógicos, que servem como subsídio na abordagem dos conceitos. De acordo com as dúvidas apresentadas pelos alunos, foram produzidos três jogos pedagógicos: dominó relativo às equações do primeiro grau, bingo envolvendo equações do segundo grau e um baralho referente à geometria espacial. O projeto também é uma oportunidade de aproximar o licenciando em Matemática da realidade na qual irá atuar e para o aluno atendido é um espaço para minimizar suas dúvidas e, quem sabe, desenvolver um apreço por esta disciplina.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/123610.35819/remat2015v1i2id1236REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 235REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 235REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 2352447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236/1081Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHaskel, ChéusliMiotto, Sabrina ArsegoBoff, Daiane Scopel2023-11-17T19:08:38Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1236Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T19:08:38Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
title Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
spellingShingle Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
Haskel, Chéusli
Aprendizagem
Dificuldade
Ensino
Matemática
Atendimento individualizado
title_short Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
title_full Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
title_fullStr Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
title_full_unstemmed Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
title_sort Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
author Haskel, Chéusli
author_facet Haskel, Chéusli
Miotto, Sabrina Arsego
Boff, Daiane Scopel
author_role author
author2 Miotto, Sabrina Arsego
Boff, Daiane Scopel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haskel, Chéusli
Miotto, Sabrina Arsego
Boff, Daiane Scopel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Dificuldade
Ensino
Matemática
Atendimento individualizado
topic Aprendizagem
Dificuldade
Ensino
Matemática
Atendimento individualizado
description O projeto de extensão “Apoio ao Ensino de Matemática” visa contribuir na aprendizagem de estudantes que estão cursando as séries finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio das escolas da cidade de Caxias do Sul e que tenham dificuldades no entendimento de conceitos matemáticos. Os atendimentos são semanais, com duração de uma hora cada, focando em um ensino individualizado que, de acordo com Storti (2010), oportuniza um aprofundamento na relação professor-aluno e valoriza o tempo e a particularidade na aprendizagem de cada estudante. A Matemática é uma disciplina na qual os alunos apresentam muitas dificuldades e, muitas vezes, algumas redes de ensino não dispõem de um atendimento extraclasse ou os alunos não têm condições de pagar por um atendimento individualizado, por isso a importância desse projeto. Os agendamentos são realizados através de um formulário eletrônico disponível no site do IFRS, Campus Caxias do Sul, ou por telefone. Desde o início do projeto, em maio de 2015, foram ministrados 156 atendimentos, sendo atendidos 42 alunos. As principais dificuldades dos alunos atendidos referem-se às quatro operações fundamentais, às equações algébricas e à geometria. Conjuntamente, o projeto propõe a criação de materiais pedagógicos, que servem como subsídio na abordagem dos conceitos. De acordo com as dúvidas apresentadas pelos alunos, foram produzidos três jogos pedagógicos: dominó relativo às equações do primeiro grau, bingo envolvendo equações do segundo grau e um baralho referente à geometria espacial. O projeto também é uma oportunidade de aproximar o licenciando em Matemática da realidade na qual irá atuar e para o aluno atendido é um espaço para minimizar suas dúvidas e, quem sabe, desenvolver um apreço por esta disciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236
10.35819/remat2015v1i2id1236
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236/1081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 235
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 235
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 235
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705109127168