Projeto Apoio ao Ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236 |
Resumo: | O projeto de extensão “Apoio ao Ensino de Matemática” visa contribuir na aprendizagem de estudantes que estão cursando as séries finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio das escolas da cidade de Caxias do Sul e que tenham dificuldades no entendimento de conceitos matemáticos. Os atendimentos são semanais, com duração de uma hora cada, focando em um ensino individualizado que, de acordo com Storti (2010), oportuniza um aprofundamento na relação professor-aluno e valoriza o tempo e a particularidade na aprendizagem de cada estudante. A Matemática é uma disciplina na qual os alunos apresentam muitas dificuldades e, muitas vezes, algumas redes de ensino não dispõem de um atendimento extraclasse ou os alunos não têm condições de pagar por um atendimento individualizado, por isso a importância desse projeto. Os agendamentos são realizados através de um formulário eletrônico disponível no site do IFRS, Campus Caxias do Sul, ou por telefone. Desde o início do projeto, em maio de 2015, foram ministrados 156 atendimentos, sendo atendidos 42 alunos. As principais dificuldades dos alunos atendidos referem-se às quatro operações fundamentais, às equações algébricas e à geometria. Conjuntamente, o projeto propõe a criação de materiais pedagógicos, que servem como subsídio na abordagem dos conceitos. De acordo com as dúvidas apresentadas pelos alunos, foram produzidos três jogos pedagógicos: dominó relativo às equações do primeiro grau, bingo envolvendo equações do segundo grau e um baralho referente à geometria espacial. O projeto também é uma oportunidade de aproximar o licenciando em Matemática da realidade na qual irá atuar e para o aluno atendido é um espaço para minimizar suas dúvidas e, quem sabe, desenvolver um apreço por esta disciplina. |
id |
IFRS-2_23a8eaa01949ed75de260655524016a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1236 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Apoio ao Ensino de MatemáticaAprendizagemDificuldadeEnsinoMatemáticaAtendimento individualizadoO projeto de extensão “Apoio ao Ensino de Matemática” visa contribuir na aprendizagem de estudantes que estão cursando as séries finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio das escolas da cidade de Caxias do Sul e que tenham dificuldades no entendimento de conceitos matemáticos. Os atendimentos são semanais, com duração de uma hora cada, focando em um ensino individualizado que, de acordo com Storti (2010), oportuniza um aprofundamento na relação professor-aluno e valoriza o tempo e a particularidade na aprendizagem de cada estudante. A Matemática é uma disciplina na qual os alunos apresentam muitas dificuldades e, muitas vezes, algumas redes de ensino não dispõem de um atendimento extraclasse ou os alunos não têm condições de pagar por um atendimento individualizado, por isso a importância desse projeto. Os agendamentos são realizados através de um formulário eletrônico disponível no site do IFRS, Campus Caxias do Sul, ou por telefone. Desde o início do projeto, em maio de 2015, foram ministrados 156 atendimentos, sendo atendidos 42 alunos. As principais dificuldades dos alunos atendidos referem-se às quatro operações fundamentais, às equações algébricas e à geometria. Conjuntamente, o projeto propõe a criação de materiais pedagógicos, que servem como subsídio na abordagem dos conceitos. De acordo com as dúvidas apresentadas pelos alunos, foram produzidos três jogos pedagógicos: dominó relativo às equações do primeiro grau, bingo envolvendo equações do segundo grau e um baralho referente à geometria espacial. O projeto também é uma oportunidade de aproximar o licenciando em Matemática da realidade na qual irá atuar e para o aluno atendido é um espaço para minimizar suas dúvidas e, quem sabe, desenvolver um apreço por esta disciplina.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/123610.35819/remat2015v1i2id1236REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 235REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 235REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 2352447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236/1081Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHaskel, ChéusliMiotto, Sabrina ArsegoBoff, Daiane Scopel2023-11-17T19:08:38Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1236Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T19:08:38Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática |
title |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática |
spellingShingle |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática Haskel, Chéusli Aprendizagem Dificuldade Ensino Matemática Atendimento individualizado |
title_short |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática |
title_full |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática |
title_fullStr |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática |
title_sort |
Projeto Apoio ao Ensino de Matemática |
author |
Haskel, Chéusli |
author_facet |
Haskel, Chéusli Miotto, Sabrina Arsego Boff, Daiane Scopel |
author_role |
author |
author2 |
Miotto, Sabrina Arsego Boff, Daiane Scopel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haskel, Chéusli Miotto, Sabrina Arsego Boff, Daiane Scopel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Dificuldade Ensino Matemática Atendimento individualizado |
topic |
Aprendizagem Dificuldade Ensino Matemática Atendimento individualizado |
description |
O projeto de extensão “Apoio ao Ensino de Matemática” visa contribuir na aprendizagem de estudantes que estão cursando as séries finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio das escolas da cidade de Caxias do Sul e que tenham dificuldades no entendimento de conceitos matemáticos. Os atendimentos são semanais, com duração de uma hora cada, focando em um ensino individualizado que, de acordo com Storti (2010), oportuniza um aprofundamento na relação professor-aluno e valoriza o tempo e a particularidade na aprendizagem de cada estudante. A Matemática é uma disciplina na qual os alunos apresentam muitas dificuldades e, muitas vezes, algumas redes de ensino não dispõem de um atendimento extraclasse ou os alunos não têm condições de pagar por um atendimento individualizado, por isso a importância desse projeto. Os agendamentos são realizados através de um formulário eletrônico disponível no site do IFRS, Campus Caxias do Sul, ou por telefone. Desde o início do projeto, em maio de 2015, foram ministrados 156 atendimentos, sendo atendidos 42 alunos. As principais dificuldades dos alunos atendidos referem-se às quatro operações fundamentais, às equações algébricas e à geometria. Conjuntamente, o projeto propõe a criação de materiais pedagógicos, que servem como subsídio na abordagem dos conceitos. De acordo com as dúvidas apresentadas pelos alunos, foram produzidos três jogos pedagógicos: dominó relativo às equações do primeiro grau, bingo envolvendo equações do segundo grau e um baralho referente à geometria espacial. O projeto também é uma oportunidade de aproximar o licenciando em Matemática da realidade na qual irá atuar e para o aluno atendido é um espaço para minimizar suas dúvidas e, quem sabe, desenvolver um apreço por esta disciplina. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236 10.35819/remat2015v1i2id1236 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1236/1081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 235 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 235 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 235 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705109127168 |