Monocórdio: contextualizando a Matemática por meio da Música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2751 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é apresentar ações de contextualização da Matemática evidenciadas em uma atividade de construção da escala musical por estudantes do Ensino Médio usando um Monocórdio. Exploramos a contextualização da Matemática a partir de uma vivência realizada com 32 alunos de uma Escola Estadual do Recife com a colaboração de 05 (cinco) estudantes da disciplina de Prática de Ensino da Matemática II ministrada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no semestre 2012/1, como observadores. A atividade está ligada às várias ações do ambiente de pesquisa LACAPE – Laboratório Científico de Aprendizagem Pesquisa e Ensino, do Departamento de Educação da UFRPE, o qual congrega a elaboração e testagem de material didático, projetos de pesquisa e extensão, formação de professores, entre outras ações da Educação Matemática. Na Educação Matemática se discute que o processo de contextualização deve estar associado aos conhecimentos estudados e orientar a aprendizagem (BROUSSEAU, 1996; PAVANELLO, 2004). Tal processo é percebido nas atividades interdisciplinares e de Modelagem Matemática. Portanto, ao usar o Monocórdio como recurso para construção da escala musical colocando os estudantes diante da associação dos saberes matemáticos ligados à música, buscamos reproduzir as notas da escala musical com atividade semelhante a que foi usada por Pitágoras. Os alunos trabalharam em grupos e utilizaram um Monocórdio, régua e desenho de um teclado. Os resultados indicam valorização do contexto a partir da Matemática necessária ao modelo de escala construído, discussão de saberes prévios utilizados e requisitou habilidades necessárias à percepção das notas musicais atreladas à frequência de som produzida no Monocórdio. |
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