Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Ross Alves do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226
Resumo: Este artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas.
id IFRS-2_398b67d23728662b3e7080aa1a8409ca
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1226
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogoProgressão AritméticaProgressão GeométricaRepresentação GeométricaSuperLogoEste artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/122610.35819/remat2016v2i1id1226REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 46-57REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 46-57REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 46-572447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226/1077Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Rúbia Araújo Pessôa deNascimento, Ross Alves do2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1226Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
title Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
spellingShingle Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de
Progressão Aritmética
Progressão Geométrica
Representação Geométrica
SuperLogo
title_short Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
title_full Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
title_fullStr Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
title_full_unstemmed Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
title_sort Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
author Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de
author_facet Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de
Nascimento, Ross Alves do
author_role author
author2 Nascimento, Ross Alves do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de
Nascimento, Ross Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Progressão Aritmética
Progressão Geométrica
Representação Geométrica
SuperLogo
topic Progressão Aritmética
Progressão Geométrica
Representação Geométrica
SuperLogo
description Este artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226
10.35819/remat2016v2i1id1226
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i1id1226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226/1077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 46-57
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 46-57
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 46-57
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705101787136