Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226 |
Resumo: | Este artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas. |
id |
IFRS-2_398b67d23728662b3e7080aa1a8409ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1226 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogoProgressão AritméticaProgressão GeométricaRepresentação GeométricaSuperLogoEste artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/122610.35819/remat2016v2i1id1226REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 46-57REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 46-57REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 46-572447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226/1077Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Rúbia Araújo Pessôa deNascimento, Ross Alves do2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1226Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo |
title |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo |
spellingShingle |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de Progressão Aritmética Progressão Geométrica Representação Geométrica SuperLogo |
title_short |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo |
title_full |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo |
title_fullStr |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo |
title_full_unstemmed |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo |
title_sort |
Visualização do conceito de progressões a partir de representações geométricas construídas no software SuperLogo |
author |
Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de |
author_facet |
Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de Nascimento, Ross Alves do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Ross Alves do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Rúbia Araújo Pessôa de Nascimento, Ross Alves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progressão Aritmética Progressão Geométrica Representação Geométrica SuperLogo |
topic |
Progressão Aritmética Progressão Geométrica Representação Geométrica SuperLogo |
description |
Este artigo é um relato de experiência das atividades realizadas no projeto de extensão intitulado: “Explorando Jogos no Ambiente Tecnológico: Um Recurso para Estimular o Raciocínio Matemático”, vivenciado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O foco do projeto foi o uso de recursos computacionais para a aprendizagem de Matemática. Entre as propostas do projeto, figurou a realização de uma breve pesquisa, de atividades com jogos computacionais e um curso sobre atividades de Geometria utilizando a linguagem de programação LOGO. O curso foi ministrado durante 5 dias em períodos de 3 horas por dia, explorando construções geométricas com estudantes de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto, o objetivo deste relato é apresentar algumas discussões sobre as dificuldades dos Pibidianos na visualização do conceito de progressão observadas a partir de representações geométricas produzidas por meio computacional, através do software SuperLogo. Na utilização deste software é possível, além da visualização de formas geométricas, o entendimento de sua construção por meio de etapas de programação. Nesse sentido, buscamos entender como os estudantes visualizavam o conceito de progressão por meio das regularidades geométricas possibilitadas no SuperLogo. Os resultados obtidos durante o curso apontam dificuldades dos estudantes de Matemática quanto ao entendimento e compreensão do conceito de progressões aritméticas e geométricas quando associadas a imagens de representações geométricas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226 10.35819/remat2016v2i1id1226 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i1id1226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1226/1077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 46-57 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 46-57 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 46-57 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705101787136 |