Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142 |
Resumo: | Existem inúmeras críticas ao ensino de Geometria. Alguns pesquisadores afirmam que o trabalho docente, no qual predomina a memorização em detrimento à compreensão, não incentiva o aluno a buscar uma aprendizagem significativa, podendo despertar atitudes negativas em relação à aquisição de conceitos. O ideal seria trabalhar em um ambiente em que a geometria pudesse ser desenvolvida de forma concreta e lúdica, motivando a criatividade e o raciocínio lógico-matemático. Nessa direção, o ambiente proporcionado pelo SuperLogo exerce um papel fundamental ao auxiliar o processo de ensino/aprendizagem e o raciocínio criativo, abrindo perspectivas de trabalho, valorizando a resolução de problemas e tornando as idéias matemáticas significativas. Assim, este artigo tem por objetivo discutir sobre a importância da utilização do Programa Computacional SuperLogo, analisando suas principais contribuições ao ensino e desenvolvendo nos alunos uma aprendizagem significativa dos conceitos geométricos, fazendo com que o educando pense a respeito de si próprio, tornando-se agente ativo na construção de sua própria aprendizagem, favorecendo o processo de desenvolvimento cognitivo. |
id |
UFRGS-7_2530e145402b47bc0131912ce1199327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/9142 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de GeometriaMatemáticaInformáticaGeometriaEnsinoAprendizagemEducaçãoEducativaInformaçãoTecnologia e SuperLogo.Informática EducacionalExistem inúmeras críticas ao ensino de Geometria. Alguns pesquisadores afirmam que o trabalho docente, no qual predomina a memorização em detrimento à compreensão, não incentiva o aluno a buscar uma aprendizagem significativa, podendo despertar atitudes negativas em relação à aquisição de conceitos. O ideal seria trabalhar em um ambiente em que a geometria pudesse ser desenvolvida de forma concreta e lúdica, motivando a criatividade e o raciocínio lógico-matemático. Nessa direção, o ambiente proporcionado pelo SuperLogo exerce um papel fundamental ao auxiliar o processo de ensino/aprendizagem e o raciocínio criativo, abrindo perspectivas de trabalho, valorizando a resolução de problemas e tornando as idéias matemáticas significativas. Assim, este artigo tem por objetivo discutir sobre a importância da utilização do Programa Computacional SuperLogo, analisando suas principais contribuições ao ensino e desenvolvendo nos alunos uma aprendizagem significativa dos conceitos geométricos, fazendo com que o educando pense a respeito de si próprio, tornando-se agente ativo na construção de sua própria aprendizagem, favorecendo o processo de desenvolvimento cognitivo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo- Descritivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/914210.22456/1982-1654.9142Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142/12035https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142/12036Motta, Marcelo Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/9142Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria |
title |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria |
spellingShingle |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria Motta, Marcelo Souza Matemática Informática Geometria Ensino Aprendizagem Educação Educativa Informação Tecnologia e SuperLogo. Informática Educacional |
title_short |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria |
title_full |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria |
title_fullStr |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria |
title_sort |
Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria |
author |
Motta, Marcelo Souza |
author_facet |
Motta, Marcelo Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Marcelo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Informática Geometria Ensino Aprendizagem Educação Educativa Informação Tecnologia e SuperLogo. Informática Educacional |
topic |
Matemática Informática Geometria Ensino Aprendizagem Educação Educativa Informação Tecnologia e SuperLogo. Informática Educacional |
description |
Existem inúmeras críticas ao ensino de Geometria. Alguns pesquisadores afirmam que o trabalho docente, no qual predomina a memorização em detrimento à compreensão, não incentiva o aluno a buscar uma aprendizagem significativa, podendo despertar atitudes negativas em relação à aquisição de conceitos. O ideal seria trabalhar em um ambiente em que a geometria pudesse ser desenvolvida de forma concreta e lúdica, motivando a criatividade e o raciocínio lógico-matemático. Nessa direção, o ambiente proporcionado pelo SuperLogo exerce um papel fundamental ao auxiliar o processo de ensino/aprendizagem e o raciocínio criativo, abrindo perspectivas de trabalho, valorizando a resolução de problemas e tornando as idéias matemáticas significativas. Assim, este artigo tem por objetivo discutir sobre a importância da utilização do Programa Computacional SuperLogo, analisando suas principais contribuições ao ensino e desenvolvendo nos alunos uma aprendizagem significativa dos conceitos geométricos, fazendo com que o educando pense a respeito de si próprio, tornando-se agente ativo na construção de sua própria aprendizagem, favorecendo o processo de desenvolvimento cognitivo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo- Descritivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142 10.22456/1982-1654.9142 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.9142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142/12035 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142/12036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação. 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181678153728 |