O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stiegelmeier, Elenice Weber
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marthos, Vilsiele Cristina, Bressan, Glaucia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167
Resumo: O presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.
id IFRS-2_7148c9d013cf785fffb0a8d544c9d21b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3167
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docenteGeometriaEnsino de MatemáticaFormação DocenteO presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/316710.35819/remat2019v5i1id3167REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 25-40REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 25-40REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 25-402447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167/2238Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessStiegelmeier, Elenice WeberMarthos, Vilsiele CristinaBressan, Glaucia Maria2022-12-28T16:02:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3167Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:02:08Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
title O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
spellingShingle O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
Stiegelmeier, Elenice Weber
Geometria
Ensino de Matemática
Formação Docente
title_short O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
title_full O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
title_fullStr O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
title_full_unstemmed O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
title_sort O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
author Stiegelmeier, Elenice Weber
author_facet Stiegelmeier, Elenice Weber
Marthos, Vilsiele Cristina
Bressan, Glaucia Maria
author_role author
author2 Marthos, Vilsiele Cristina
Bressan, Glaucia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stiegelmeier, Elenice Weber
Marthos, Vilsiele Cristina
Bressan, Glaucia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Ensino de Matemática
Formação Docente
topic Geometria
Ensino de Matemática
Formação Docente
description O presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167
10.35819/remat2019v5i1id3167
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i1id3167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167/2238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 25-40
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 25-40
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 25-40
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705575743488