O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167 |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes. |
id |
IFRS-2_7148c9d013cf785fffb0a8d544c9d21b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3167 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docenteGeometriaEnsino de MatemáticaFormação DocenteO presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/316710.35819/remat2019v5i1id3167REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 25-40REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 25-40REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 25-402447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167/2238Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessStiegelmeier, Elenice WeberMarthos, Vilsiele CristinaBressan, Glaucia Maria2022-12-28T16:02:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3167Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:02:08Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente |
title |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente |
spellingShingle |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente Stiegelmeier, Elenice Weber Geometria Ensino de Matemática Formação Docente |
title_short |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente |
title_full |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente |
title_fullStr |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente |
title_full_unstemmed |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente |
title_sort |
O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente |
author |
Stiegelmeier, Elenice Weber |
author_facet |
Stiegelmeier, Elenice Weber Marthos, Vilsiele Cristina Bressan, Glaucia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Marthos, Vilsiele Cristina Bressan, Glaucia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stiegelmeier, Elenice Weber Marthos, Vilsiele Cristina Bressan, Glaucia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Ensino de Matemática Formação Docente |
topic |
Geometria Ensino de Matemática Formação Docente |
description |
O presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167 10.35819/remat2019v5i1id3167 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2019v5i1id3167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167/2238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 25-40 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 25-40 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 25-40 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705575743488 |