As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tahieny Kelly de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Geraldo Francisco Côrrea Alves de, Martins, Fernando Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680
Resumo: Com o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula.
id IFRS-2_7d357d9a4142a239dbfafa07bd31fbfe
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2680
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino FundamentalEnsino de MatemáticaObjetos de AprendizagemTecnologia da Informação e ComunicaçãoCom o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/268010.35819/remat2018v4i1id2680REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 55-67REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 55-67REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 55-672447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680/2058Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Tahieny Kelly deLima, Geraldo Francisco Côrrea Alves deMartins, Fernando Alves2022-12-28T15:57:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2680Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:57:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
title As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
spellingShingle As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
Carvalho, Tahieny Kelly de
Ensino de Matemática
Objetos de Aprendizagem
Tecnologia da Informação e Comunicação
title_short As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
title_full As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
title_fullStr As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
title_sort As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
author Carvalho, Tahieny Kelly de
author_facet Carvalho, Tahieny Kelly de
Lima, Geraldo Francisco Côrrea Alves de
Martins, Fernando Alves
author_role author
author2 Lima, Geraldo Francisco Côrrea Alves de
Martins, Fernando Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tahieny Kelly de
Lima, Geraldo Francisco Côrrea Alves de
Martins, Fernando Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Objetos de Aprendizagem
Tecnologia da Informação e Comunicação
topic Ensino de Matemática
Objetos de Aprendizagem
Tecnologia da Informação e Comunicação
description Com o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680
10.35819/remat2018v4i1id2680
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680
identifier_str_mv 10.35819/remat2018v4i1id2680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680/2058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 55-67
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 55-67
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 55-67
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705531703296