As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680 |
Resumo: | Com o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula. |
id |
IFRS-2_7d357d9a4142a239dbfafa07bd31fbfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2680 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino FundamentalEnsino de MatemáticaObjetos de AprendizagemTecnologia da Informação e ComunicaçãoCom o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/268010.35819/remat2018v4i1id2680REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 55-67REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 55-67REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 55-672447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680/2058Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Tahieny Kelly deLima, Geraldo Francisco Côrrea Alves deMartins, Fernando Alves2022-12-28T15:57:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2680Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:57:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental |
title |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental Carvalho, Tahieny Kelly de Ensino de Matemática Objetos de Aprendizagem Tecnologia da Informação e Comunicação |
title_short |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental |
title_full |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental |
title_sort |
As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental |
author |
Carvalho, Tahieny Kelly de |
author_facet |
Carvalho, Tahieny Kelly de Lima, Geraldo Francisco Côrrea Alves de Martins, Fernando Alves |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Geraldo Francisco Côrrea Alves de Martins, Fernando Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Tahieny Kelly de Lima, Geraldo Francisco Côrrea Alves de Martins, Fernando Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Objetos de Aprendizagem Tecnologia da Informação e Comunicação |
topic |
Ensino de Matemática Objetos de Aprendizagem Tecnologia da Informação e Comunicação |
description |
Com o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680 10.35819/remat2018v4i1id2680 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2018v4i1id2680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680/2058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 55-67 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 55-67 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 55-67 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705531703296 |