A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boff, Daiane Scopel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fuchs, Henri Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204
Resumo: Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.
id IFRS-2_d5bac9818df65a6af318e778e1d50def
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1204
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na MatemáticaIdentidade docenteMetodologia dialéticaTrabalho PedagógicoFormação de Professor de MatemáticaEste artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/120410.35819/remat2015v1i2id1204REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 4-13REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 4-13REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 4-132447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204/1073Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoff, Daiane ScopelFuchs, Henri Luiz2023-11-16T17:42:03Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1204Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-16T17:42:03Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
title A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
spellingShingle A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
Boff, Daiane Scopel
Identidade docente
Metodologia dialética
Trabalho Pedagógico
Formação de Professor de Matemática
title_short A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
title_full A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
title_fullStr A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
title_full_unstemmed A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
title_sort A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
author Boff, Daiane Scopel
author_facet Boff, Daiane Scopel
Fuchs, Henri Luiz
author_role author
author2 Fuchs, Henri Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boff, Daiane Scopel
Fuchs, Henri Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Metodologia dialética
Trabalho Pedagógico
Formação de Professor de Matemática
topic Identidade docente
Metodologia dialética
Trabalho Pedagógico
Formação de Professor de Matemática
description Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204
10.35819/remat2015v1i2id1204
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204/1073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 4-13
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 4-13
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 4-13
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705095495680