A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204 |
Resumo: | Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes. |
id |
IFRS-2_d5bac9818df65a6af318e778e1d50def |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1204 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na MatemáticaIdentidade docenteMetodologia dialéticaTrabalho PedagógicoFormação de Professor de MatemáticaEste artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/120410.35819/remat2015v1i2id1204REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 4-13REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 4-13REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 4-132447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204/1073Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoff, Daiane ScopelFuchs, Henri Luiz2023-11-16T17:42:03Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1204Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-16T17:42:03Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática |
title |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática |
spellingShingle |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática Boff, Daiane Scopel Identidade docente Metodologia dialética Trabalho Pedagógico Formação de Professor de Matemática |
title_short |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática |
title_full |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática |
title_fullStr |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática |
title_full_unstemmed |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática |
title_sort |
A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática |
author |
Boff, Daiane Scopel |
author_facet |
Boff, Daiane Scopel Fuchs, Henri Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Fuchs, Henri Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boff, Daiane Scopel Fuchs, Henri Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Metodologia dialética Trabalho Pedagógico Formação de Professor de Matemática |
topic |
Identidade docente Metodologia dialética Trabalho Pedagógico Formação de Professor de Matemática |
description |
Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204 10.35819/remat2015v1i2id1204 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204/1073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 4-13 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 4-13 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 4-13 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705095495680 |